
O município de Amarante está a desafiar a comunidade a fazer uma caminhada esta segunda-feira, Dia Mundial da Alimentação.
Este ano, associado à efeméride, o tema é “A água é vida. A água nutre. Não deixe ninguém para trás”.
Por essa razão, esclarece a autarquia, ao longo do percurso, os participantes vão calcular a pegada hídrica, “ao mesmo tempo que recebem conselhos de poupança e dicas para um estilo de vida mais saudável e sustentável”.
“PerCurso da água, percurso da sustentabilidade” foi o nome dado pelo município ao percurso definido, que atravessa a Alameda Teixeira de Pascoaes, Mercado Municipal, Largo Conselheiro António Cândido (Arquinho), Avenida General Silveira, Trilho das Azenhas e Santa Luzia.
O arranque é dado às 9h30 com a turma de Biologia da Universidade Sénior. No entanto, sublinha fonte da autarquia, “o percurso poderá ser feito ao longo do mês de outubro por todos”.
Em Amarante, o Dia Mundial da Alimentação também será assinalado com a comunidade escolar.
Em concreto, as turmas do 1.º e 2.º ciclos do ensino público vão receber o “Bingo da Sustentabilidade”. Só que, em vez de números, o jogo terá frases sobre poupança de água.
No mesmo dia, às 10h30, os alunos do 1.º ciclo da EB Amarante n.º 2 vão assistir à peça de teatro “Torneira de Ideias”, criada pelo escritor Pedro Seromenho e ilustrada por Sebastião Peixoto, em parceria com a Águas do Norte.