
O Município de Albergaria-a-Velha reforçou, esta semana, o seu papel de motor do empreendedorismo regional ao aprovar o apoio a nove novos projetos de negócio, na décima edição do Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego. A assinatura dos contratos, que decorreu ontem na Incubadora de Empresas, marcou um novo ciclo de investimento na economia local, focado na diversificação, inovação e criação de oportunidades.
Nove novos projetos dão vida ao tecido empresarial local
O júri, composto por representantes do Município, da SEMA — Associação Empresarial e da AIDA — Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, analisou 16 candidaturas e selecionou nove ideias que cobrem áreas tão distintas como artes manuais, aventura, estética, restauração, tecnologia, alimentação, mobilidade suave e comércio de máquinas. Cada projeto irá beneficiar de uma bolsa de incentivo anual de 3.000 euros, não reembolsável, e de 1.000 euros destinados à contratação de serviços externos essenciais, como contabilidade, ‘design’, artes gráficas e consultoria financeira.
Programa consolida liderança no apoio ao empreendedorismo
Em dez anos, o Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego já recebeu 178 candidaturas, apoiou 106 projetos, criou perto de 150 postos de trabalho e gerou uma faturação de cerca de 7 milhões de euros. O volume de exportação das empresas apoiadas ultrapassou, em 2023, 1,5 milhões de euros, e a taxa de sobrevivência dos negócios é de 94,5% — um indicador de sucesso superior à média nacional.
Incubadora reforça rede e projeta futuro da inovação
Para além dos incentivos financeiros, os empreendedores podem candidatar-se a um espaço físico ou virtual na Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha, membro da rede nacional Portugal Incubators (RNI), que integra 35 empresas e sustenta atualmente 64 postos de trabalho. No último ano, as empresas incubadas exportaram quase 850 mil euros. No passado dia 1 de julho, a incubadora acolheu o RegionX Centro, encontro que reuniu 32 incubadoras da região centro para debater o futuro do ecossistema empreendedor.
O Município prepara agora o lançamento do Programa de Aceleração 2.0, que, entre setembro e dezembro, promete impulsionar ainda mais a criação de valor e o crescimento das empresas locais.