A marca Mondego-Bussaco foi ontem apresentada aos operadores turísticos da região, refere em nota a Câmara de Mortágua.
A sessão de apresentação teve lugar em Mortágua, no centenário edifício Casa Lobo, e contou com a presença do presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra, do presidente da Câmara de Mortágua, Ricardo Pardal, e da vice-presidente da Câmara da Mealhada, Filomena Pinheiro.
Estiveram presentes operadores ligados às áreas da Hotelaria, Restauração, Alojamento e Animação Turística, além da Fundação Mata do Bussaco.
Os autarcas salientaram as mais-valias da criação da marca para o desenvolvimento turístico do triângulo formado pelos três municípios e desafiaram os operadores turísticos a serem parceiros e a usufruírem das vantagens de utilizarem a marca para promover os seus produtos e negócio.
Essa utilização, nomeadamente do logo e lema da marca, pode ser feita pelos operadores dentro de determinadas normas técnicas que estão indicadas no site, de forma a haver uma uniformização da imagem.
A apresentação dos conteúdos do site, do conceito e áreas temáticas, esteve a cargo da equipa técnica do IPDT, entidade responsável pela sua criação e conceptualização.A marca Mondego-Bussaco tem como mote “Visite Mondego-Bussaco, onde o tempo leva tempo” e assenta em três propostas experienciais para o visitante: Natureza, História, Gastronomia e Vinhos.
Os operadores enalteceram a iniciativa dos três municípios de se unirem na promoção deste território entre o Bussaco e o Mondego, e reconheceram a importância de haver uma cooperação ativa entre os operadores dos três municípios, aproveitando as potencialidades que a marca representa e aumentando a atratividade da oferta turística e o tempo de permanência do visitante/turista.
Foi adiantado que está prevista a organização de visitas guiadas destinadas aos agentes turísticos dos três municípios para conhecerem melhor o território e a sua oferta turística integrada.
No final foi servido aos operadores um lanche com bolos, doces e vinhos dos três municípios, uma pequena mostra da riqueza gastronómica desta região.
A marca Mondego-Bussaco esteve recentemente em destaque numa publicação de Turismo das Nações Unidas, sendo considerada uma das mais inovadoras estratégias de branding desenvolvidas em Portugal.