Já estão em marcha as candidaturas dos municípios à bandeira Bandeira Verde ECOXXI e das freguesias à Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI, um conceito coordenado pela ABAE FEE Portugal em parceria com o MEO para distinguir os territórios portugueses que estão a mobilizar-se rumo a um país mais sustentável.

A Bandeira Verde ECOXXI pretende anualmente identificar, reconhecer e galardoar os municípios com boas práticas de sustentabilidade e com políticas e ações em torno de 21 indicadores e mais de 65 subindicadores, motivando, desta forma, os municípios e cidadãos para a importância do seu envolvimento no processo de transição para uma sociedade mais responsável e sustentável.

Os municípios que queiram candidatar-se à Bandeira Verde ECOXXI deverão inscrever-se até 20 de julho e submeter a sua candidatura até 30 de setembro. A entrega deste galardão irá decorrer em dezembro de 2020.

A Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI tem como finalidade incrementar a sustentabilidade a nível local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes. Para receberem este galardão as freguesias terão de cumprir 10 requisitos de sustentabilidade.

As freguesias que queiram candidatar-se à Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI deverão inscrever-se até 15 de janeiro de 2021. A entrega deste galardão irá decorrer em junho de 2021.

A Bandeira Verde simboliza um compromisso pela sustentabilidade e é um conceito agregador que distingue os municípios (ECOXXI) e as freguesias (Eco-Freguesias XXI), assim como os destinos (Green Destinations) que querem ser parte integrante deste movimento de mudança, cumprindo um conjunto de critérios de sustentabilidade.​​ Para saber mais, visite https://www.meo.pt/bandeira-verde

Bandeira Verde vai reconhecer municípios e freguesias mais sustentáveis