O olfato dos cães é de tal forma poderoso que consegue detetar partículas ínfimas no meio de uma grande concentração de cheiros. Com um olfato cerca de 10 mil vezes mais aguçado que o dos humanos, esta capacidade pode, e é, ser usada para múltiplos fins, incluindo desempenhar um papel especial no campo da conservação da natureza. Neste caso, falamos do potencial que têm para ajudar a poupar água. Como? Uma equipa de cães, baseada na zona de Manchester, Inglaterra, consegue detetar fugas de água e tem colecionado provas valiosas do seu trabalho.

Numa altura em que cuidar do ambiente é preocupação de toda a sociedade, o melhor amigo do homem volta a mostrar que é um poderoso auxílio nos seus momentos mais difíceis. O Denzel, o Kilo e o Snipe são três Spaniel que trabalham para encontrar fugas de água e assim ajudar a poupar este precioso líquido.

A ideia partiu de Luke Jones, diretor da Cape SPC, a empresas ‘empregadora’ destes três cães, após ter visto um projeto semelhante na Austrália. «Vimos uma empresa de águas a fazer testes na Austrália e alinhavámos alguns projetos, mas quando começámos a trabalhar com a deteção de água esta área fez todo o sentido para nós, porque estamos muito gratos pelo planeta que temos e queremos fazer alguma coisa para o ajudar», conta-nos Luke Jones.

Agentes H2O: cães prontos para encontrar água
Luke Jones com Denzel e Kilo créditos: United Utilities

Os cães treinados conseguem encontrar uma fuga de água a uma profundidade média até cerca de um metro. Quanto à quantidade mínima que conseguem detetar, apesar de os treinadores não conseguirem dar essa resposta, os cães são treinados com concentrações mínimas de água de 0,2PPM (parte por milhão).

Desde que iniciaram o projeto, a missão tem sido muito bem-sucedida: «Desde 2018, já encontrámos mais de 100 vazamentos. Temos uma equipa de três cães, o Denzel, o Snipe e o Kilo. Eles os três já fizeram com que se economizasse mais de dois milhões de litros de água por dia», conta Luke Jones.

Para saberem o que procurar, os cães são treinados durante meses a fio. Jones só trabalha com Spaniels, apesar de indicar que qualquer cão pode ser treinado para o mesmo fim. A escolha recai nesta raça devido à elevada exigência permanente de faro que o cão tem de ter. Além disso, «as principais qualidades que procuramos num cão são direção, motivação e independência», conta o treinador de cães.

Benefícios da utilização de cães para encontrar vazamentos de água:

- Redução do tempo gasto e dos custos decorrentes da investigação e localização de pontos de vazamento

- Redução do custo e do tempo gasto para arranjar os pontos de vazamento

- Redução das perdas de abastecimento devido aos vazamentos.

Atualmente estes agentes amigos do ambiente estão a trabalhar com cinco empresas de água do Reino Unido, mas a direção da empresa está a estudar novos desenvolvimentos do serviço.

Luke Jones acredita que os cães têm um grande potencial para ajudar um planeta a sofrer com mudanças climáticas severas e onde a água se torna um bem cada vez mais precioso. «Acreditamos que os cães podem ser usados ​​em todo o mundo para ajudar em vazamentos», diz. «Eles encontram vazamentos sem medidas invasivas. No próximo ano vamos recolher dados para sabermos mais sobre as suas limitações, mas também para dar ao mundo um melhor entendimento de como podem ser usados em complemento com a tecnologia».

Dado o sucesso das suas intervenções, aquela que é a única equipa canina do Reino Unido preparada para encontrar fugas de água está agora pronta para trabalhar também além-fronteiras.