Através de três passos (Localidade, Pontos de Interesse e Roteiro), os utilizadores podem planear onde querem ir passear, o que querem ir visitar, onde querem comer e dormir e, por fim, ordenar os locais pretendidos e traçar a rota entre estes. Ferramenta para ajudar a organizar um fim-de-semana, umas férias ou um passeio dentro de Portugal, o Weekend Planner foi desenvolvido por Miguel Duarte, Patrícia Mateus e Carlos Lima, estudantes universitários que ganharam uma Sony VAIO EB3L1E-WI e estágios remunerados no SAPO.

O concurso SAPO Mapas API premiou mais quatro propostas de aplicações para plataformas web: a Portugal Tours, que permite consultar, inserir e partilhar rotas interessantes em Portugal; Outdoors, destinada à gestão de outdoors; MapJobs, que ajuda a encontrar empregos por áreas, mostrando as suas opções no mapa com a ajuda da API do SAPO; e O Teu Caminho, que permite a criação de percursos que ficam guardados para visualização e edição futura - e que podem ser partilhados com os amigos do utilizador através da integração das ferramentas do Facebook na aplicação.

"As propostas mostram que existe potencial criativo junto da comunidade de programadores, o que nos leva a continuar este tipo de iniciativas. Estas ideias sugeriram algumas experiências de utilização que podem vir e enriquecer a utilização atual do SAPO Mapas", explicou António Cruz, responsável técnico pela equipa de desenvolvimento do SAPO.

A cerimónia de entrega dos prémios contou com representantes de algumas empresas que apoiaram o concurso, como a Sony, "marca que costuma associar-se a eventos onde se cria algo de novo, de que este é um bom exemplo", sublinhou Inês Paulus, do departamento de RP e comunicação da marca.

Já Pedro Tavares, responsável de marketing da Galileu, considera importante "a geolocalização e o apoio ao desenvolvimento de tecnologias na internet, até porque a Galileu é uma empresa de formação em que uma das principais áreas é a das tecnologias de informação".

Da TMN, outra marca associada ao concurso, a gestora de segmento jovem, Maria Montellano, realçou a importância de "iniciativas como esta viabilizarem estratégias de apoio aos estudantes da área universitária". Além destas marcas, também a Odisseias e a Ndrive apoiaram o desafio.

A API do SAPO Mapas foi desenvolvida de raiz recentemente e o SAPO pretende disponibilizá-la a programadores que pretendam incorporá-la nas suas aplicações. Esta ferramenta é constituída por exemplos de códigos consoante as funcionalidades pretendidas e a documentação disponibilizada encontra-se em português e inglês. Mais informações no endereço http://api.mapas.sapo.pt/.