Em termos práticos, trata-se de analisar o conteúdo das muitas notícias publicadas todos os dias pelos media portugueses e identificar quais as personalidades que nelas são referidas. Quando duas pessoas são referidas na mesma notícia, então é definida uma relação entre elas, representada através duma linha. Quanto mais notícias referirem ambas as personalidades, mais forte é a sua ligação. E quanto mais vezes uma determinada pessoa for protagonista duma notícia, maior é o destaque que tem nesta espécie de mapa de relações.  

 

A infografia (veja o ficheiro PDF completo) que traduz a informação processada ajuda a perceber: a rede é construída em torno de uma personalidade conhecida. O tamanho do círculo atribuído a cada personalidade é proporcional ao número de notícias nas quais ela é mencionada. Neste caso, destaca-se a chanceler alemã, Angela Merkel. Por outro lado, a intensidade das linhas desenhadas entre cada par de personalidades é proporcional ao número de notícias nas quais esse par é mencionado, o que permite apurar qual o seu grau de relacionamento e proximidade. Com o evoluir dos acontecimentos, esta rede "egocêntrica" altera-se. Nesta imagem podemos ver como o trio Merkel, Sarkozy e Papandreou protagonizou muitas das notícias da última semana de outubro.  

 

Eduarda Mendes Rodrigues é a professora da FEUP à frente do projeto. No âmbito da sua colaboração com o SAPO Labs tem trabalhado na análise de grandes volumes de notícias de várias fontes digitais. Como investigadora, desenvolve projetos nas áreas das redes sociais. Um deles debruça-se sobre a visualização de redes. As personalidades mencionadas nas notícias são identificadas automaticamente através do serviço Verbetes, o que permite construir um top 10 mediático, disponível também nesta infografia. A visualização dos meios de comunicação foi feita através da NodeXL, uma ferramenta realizada por um conjunto de pessoas que inclui Eduarda Mendes Rodrigues, numa colaboração entre a Microsoft Research e a FEUP.  A investigadora esteve envolvida também no Twitómetro, projeto divulgado durante as eleições legislativas de 2011.

 

Esta semana estão disponíveis no SAPO Notícias as duas análises relativas à semana de 1 a 7 de novembro, que têm como protagonistas Cristiano Ronaldo e Silvio Berlusconi. Estas infografias serão projetadas num ecrã gigante durante a quinta edição do SAPO Codebits, que arranca hoje.