Segundo fonte do Comando de Operações Distrital do Porto, há "quatro vítimas mortais", uma informação confirmada pelo presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro.

A informação foi também confirmada num 'briefing' realizado esta madrugada em Couce (concelho de Valongo, distrito do Porto) e transmitido pelas televisões, onde o comandante distrital da Proteção Civil, Carlos Alves, referiu que os corpos das quatro vítimas foram encontrados 700 metros a sul da capela da Santa Justa, em Valongo.

Neste segundo 'briefing' realizado durante a madrugada, Carlos Alves informou terem sido "encontrados os destroços do helicóptero, com os quatro corpos sem vida, dois juntos à aeronave e outros dois mais afastados".

Questionado sobre se ainda esta noite iriam começar as operações para remoção dos corpos e dos destroços do helicóptero, Carlos Alves limitou-se a responder que foram "ativadas as entidades responsáveis" para o efeito.

Num 'briefing' realizado cerca da 01:00, Carlos Alves afirmou que foram mobilizadas 203 pessoas para a operação, 134 das quais são operacionais da Proteção Civil, apoiados por 35 veículos.

O responsável explicou que a situação "foi reportada cerca das 20:15 e, às 20:35, ainda sem saber a localização", foram enviados os meios para o terreno.

O helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que no sábado desapareceu dos radares na zona de Valongo, com quatro ocupantes, iniciou às 15:13 o transporte de uma mulher de 76 anos, com problemas cardíacos graves, segundo o instituto.

Num comunicado divulgado às 22:38 de sábado, o INEM referiu que as buscas continuavam em curso, com várias equipas no terreno, junto à aldeia de Couce, e informou que a idosa foi transportada a partir do Hospital Distrital de Bragança para o Porto.

"O transporte teve início às 15:13, altura em que o helicóptero levantou voo da sua base para o hospital de origem do doente, tendo o mesmo sido entregue aos cuidados das equipas médicas do Hospital de Santo António cerca das 18:10", acrescentou o INEM.

No regresso à base, em Macedo de Cavaleiros (distrito de Bragança), "o último registo do helicóptero terá ocorrido pelas 18:30".

A bordo seguiam dois pilotos, um médico e um enfermeiro.

"O helicóptero em questão é um Agusta A109S, operado pela empresa Babcock, na sequência de um concurso público internacional", segundo o instituto.

JH/JYFO/ROC // ROC

Lusa/Fim