Minutos depois do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter considerado este "não é o momento ideal" para discutir a Lei de Bases da Saúde, referindo que seria preferível que esta fosse discutida em "princípio de legislatura", Marta Temido falava aos jornalistas à margem da conferência "O Sistema de Saúde para o Cidadão" onde ambos se encontraram e em que o chefe de Estado disse preferir "retas a atalhos e encruzilhadas".

"Não sendo eu bom a matemática - parei a matemática no sétimo ano do liceu - aprendi que o caminho mais próximo entre dois pontos é uma reta, exceto na política. Na política por vezes, surpreendentemente, o caminho mais direto entre dois pontos é um caminho sinusoidal, cheio de altos e baixos, avanços e recuos", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Convidada a comentar esta frase e as observações do Presidente da República, Marta Temido sublinhou que a discussão está agora no âmbito da Assembleia da República.

"O Governo entregou a sua proposta de Lei de Bases à Assembleia da República em dezembro e que, neste momento, o trabalho que se faz é um trabalho que envolve os grupos parlamentares, que envolve a Assembleia da República e que tenho a certeza que é um trabalho que vai sobretudo responder à preocupação central desta conferência: o cidadão, os portugueses", disse a ministra à margem do evento.

PYT/CCM // EL

Lusa/Fim