A exposição, denominada "Terra de Sonhos" e integrada no programa "Arte na Rua", foi hoje inaugurada pelo presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, e pelo presidente honorário do BPI e curador da Fundação "la Caixa", Artur Santos Silva.

"Terra de Sonhos" reflete a vida quotidiana dos habitantes de Anantapur, no Estado de Andhra Pradesh, considerada uma das zonas mais pobres da Índia.

Durante mês e meio, Cristina García Rodero visitou hospitais, centros de acolhimento de mulheres vítimas de violência, oficinas, escolas e casas, realizando fotografias que "dão voz a pessoas que são, muitas vezes, esquecidas".

Crianças, pessoas com deficiência, mães, camponesas, costureiras, noivas de diferentes religiões, professoras, enfermeiras e estudantes têm um papel de destaque no projeto de Garcia Rodero.

"A exposição entra no mais sensível e mágico do mundo feminino e na força e capacidade de superação das mulheres em Anantapur, através de uma seleção de 40 imagens, que cativam pela sua qualidade de composição e de vivência, refere um texto alusivo da Fundação.

A exposição faz parte do programa "Arte na Rua", com que a Fundação "la Caixa" procura transformar o espaço público num museu ao ar livre e levar ao público o trabalho de artistas de renome internacional.

O programa "Arte na Rua" iniciou-se em Espanha em 2006 e, desde então, tem dado a conhecer ao público artistas de referência da modernidade, como Auguste Rodin ou Henry Moore, assim como artistas contemporâneos, como Manolo Valdés, Igor Mitoraj ou, mais recentemente, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

Cristina García Rodero nasceu em Puertollano (Ciudad Real) em 1949, licenciou-se em Belas Artes pela Universidade Complutense de Madrid e foi a primeira espanhola a ser admitida na agência de fotojornalismo Magnum.

Na sua obra, destaca-se a "España oculta", que faz parte da Coleção "la Caixa" de Arte Contemporânea, tendo recebido alguns dos principais prémios de fotografia a nível mundial, como o World Press Photo, de 1993, e o National Photography Award, em 1996.

MSO // MAG

Lusa / Fim