- O sociólogo brasileiro Gilberto Freyre é condecorado com a Grã-Cruz Santiago de Espada.1984 - O escritor português Virgílio Ferreira é eleito para a Academia Brasileira de Letras.

1985 - Declaração do estado de emergência na Cidade do Cabo, na África do Sul, perante a violência crescente dos confrontos raciais.1990 -- Morre, com 60 anos, o guarda-redes português Costa Pereira.1992 - Morre o advogado Adelino da Palma Carlos, líder do primeiro Governo Provisório depois de 25 de Abril de 1974. Tinha 87 anos.1993 - Investigadores da Universidade George Washington, nos EUA, realizam a primeira clonagem de embriões humanos1994 - O Vaticano estabelece relações oficiais e permanentes com a Organização de Libertação da Palestina.1996 - Entra em vigor a Lei portuguesa de proteção dos utentes de serviços públicos essenciais.1999 - Toma posse o XIV Governo Constitucional, liderado por António Guterres.

- O Conselho de Segurança das Nações Unidas estabelece a Administração Transitória da ONU em Timor-Leste (UNTAET), chefiada pelo brasileiro Sérgio Vieira de Mello.

2002 - Morre o matemático francês René Thom, criador da Teoria das Catástrofes, galardoado com a medalha Fields em 1959. Tinha 79 anos.- Morre, com 72 anos, o ator irlandês Richard Harris, protagonista de "Um Homem Chamado Cavalo".2003 - É inaugurado o novo Estádio da Luz, em Lisboa.- O patrão do gigante petrolífero russo Iukos, Mikhail Khodorkovski, é detido e mantido em prisão preventiva, acusado de fraude e evasão fiscal.2004 - O Vaticano lança o novo Compêndio Social da Igreja.2005 - O ministro francês do Interior, Nicolas Sarkozy, visita Argenteuil, nos arredores de Paris, onde é recebido com manifestações de protesto. Atribui os focos de violência à "escumalha" dos bandos, que considera uma "gangrena" social.- Morre, com 92 anos, Rosa Parks, pioneira pela luta dos direitos civis dos negros norte-americanos.- Divulgação dos resultados do referendo de dia 15 de outubro confirmam aprovação da Constituição do Iraque.2006 - O Parlamento Europeu aprova uma resolução instando os países membros a disponibilizarem às mulheres entre os 50 e 69 anos mamografias grátis, cada dois anos, para despistagem do cancro da mama.2007 - O primeiro-ministro José Sócrates e o presidente russo, Vladimir Putin, presidem, em Lisboa, à assinatura de acordos económicos entre Portugal e Rússia, um deles para desenvolver uma linha de crédito de 200 milhões de euros.

- Portugal e mais 23 países assinam a Convenção contra Exploração e Abuso Sexual de Crianças.

2008 - A investigadora portuguesa Leonor Gonçalves recebe o Prémio Grünenthal DOR, a primeira vez que o galardão é atribuído em Portugal, pela realização de um estudo que estabelece a relação entre dor crónica e depressão.

- Morre, aos 79 anos, o realizador de origem italiana Gerard Damiano, autor do famoso filme pornográfico "Garganta Funda".

2011 - O caricaturista e ilustrador André Carrilho vence o Prémio Stuart de Desenho de Imprensa 2011, com o cartoon "Wikileaks", e pela primeira vez foram ainda distinguidas obras publicadas na imprensa regional.

- A brasileira Andréa del Fuego, 36 anos, vence o Prémio Literário José Saramago, no valor de 25 mil euros, com o romance "Os Malaquias".

- O ex-líder líbio Muammar Kadhafi é enterrado de madrugada num "local secreto" depois de uma cerimónia religiosa.

2013 - A segunda alteração ao Orçamento do Estado 2013 é aprovada na generalidade com os votos a favor da maioria parlamentar PSD e CDS-PP, e os votos contra de toda a oposição.

- Cerca de 775 imigrantes são localizados a bordo de cinco embarcações no Canal da Sicília, tendo sido conduzidos à ilha italiana de Lampedusa e a outras localidades da área.

2014 -- Morre, aos 71 anos, Jack Bruce, baixista e vocalista do grupo de rock britânico Cream, que integrava Eric Clapton na guitarra e Ginger Baker na bateria.

2016 - O Governo de Moçambique assume oficialmente a incapacidade financeira para pagar as próximas prestações das dívidas das empresas públicas com empréstimos ocultos, defendendo uma reestruturação dos pagamentos e uma nova ajuda financeira do Fundo Monetário Internacional (FMI).

- A seleção portuguesa feminina de futebol qualifica-se pela primeira vez na sua história para o campeonato da Europa, ao empatar 1-1 na Roménia, após prolongamento, em encontro da segunda mão do 'play-off'.

- Morre, aos 72 anos, Carlos Alberto Torres, capitão da seleção brasileira de futebol que conquistou o tricampeonato no Mundial de 1970.

2017 - O Presidente do Brasil, Michel Temer, consegue os 172 votos de que necessitava na câmara baixa do parlamento para impedir o andamento de um processo em que é acusado dos crimes de obstrução à justiça e organização criminosa.

- O Prémio José Saramago, de 25 mil euros, distingue o romance "A Resistência", do brasileiro Julián Fuks.

=============.Este é o ducentésimo nonagésimo oitavo dia do ano. Faltam 67 dias para o termo de 2018.Pensamento do dia: "Não se pode fazer nada sem a solidão". Pablo Picasso (1881-1973), artista espanhol.Lusa/Fim.