1925 - Nasce o compositor italiano Luciano Berio, figura determinante na expressão da segunda metade do século XX.

1929 - "Quinta-feira negra" na Bolsa de Nova Iorque. As cotações descem e, numa só sessão, são transacionadas 13 milhões de ações. Cinco dias mais tarde o pior acontece.- Nasce o compositor norte-americano George Crumb, autor de "Macrocosmos" e "A Voz das Baleias".1934 - Mahatma Gandhi abandona o Congresso Nacional Indiano.1939 - São colocados à venda os primeiros lotes de meias de nylon.1944 - Morre o pioneiro da indústria automobilística Louis Renault. Tinha 67 anos.1945 - Entra em vigor a Carta das Nações Unidas, assinada a 26 de junho.- O Prémio Nobel da Medicina é atribuído a Alexander Fleming, pela descoberta da penicilina.

1957 -- Morre, aos 52 anos, o estilista francês Christian Dior.1962 -- O primeiro-ministro russo, Nikita Kruschev, envia uma mensagem ao presidente americano na qual deixa expresso que para a URSS o bloqueio a Cuba é um ato de agressão.

- Concerto "histórico" de James Brown no Apolo Theatre, em Nova Iorque.

1964 - Independência da Rodésia do Norte, que passa a chamar-se Zâmbia.1967 - A artilharia israelita incendeia as instalações petrolíferas egípcias de Port Said, no Canal do Suez.1970 - Salvador Allende assume a Presidência da República do Chile, conquistada com a vitória da Unidade Popular nas eleições gerais.1972 - António de Spínola, governador da Guiné, escreve ao chefe do Governo português Marcello Caetano, pedindo autorização para se encontrar com o líder do PAIGC, Amílcar Cabral. A autorização é negada.1975 - Criação da diocese de Setúbal que é entregue ao bispo D. Manuel Martins.1985 - Morre o inventor da esferográfica, o húngaro Ladislao Biro. Tinha 86 anos.1990 - A Aliança Democrática Islâmica derrota o partido de Benazir Bhutto nas eleições legislativas paquistanesas.

1991 - Aníbal Cavaco Silva é indigitado primeiro-ministro e convidado a formar o XII Governo Constitucional.1996 - O Parlamento Europeu atribui o Prémio Sakharov dos Direitos Humanos ao dissidente chinês Wei Jingsheng.1998 - É lançada a sonda espacial norte-americana Deep Space 1.2002 - Nos EUA, são detidos John Allen Muhammad e John Lee Malvo, suspeitos dos assassínios do chamado "atirador de Washington".2003 - O escritor português António Lobo Antunes é distinguido com o Prémio Internacional União Latina de Literatura, pelo conjunto da obra.- O automobilista português Carlos Sousa sagra-se campeão mundial de todo-o-terreno no final do Dubai Desert Challenge.- Realiza-se o último voo do Concorde, entre Nova Iorque e Londres.2004 -- Morre, aos 83 anos, Roger Vilard, escritor francês, autor de "Un Condamné a Mort s'Est Evade", Grande Prémio da Academia Francesa das Letras.2006 - O cientista português Carlos Duarte é galardoado com o Prémio Ciência e Investigação da 2ª edição dos Prémios Culturais das Artes e da Ciência "Baleares do Mundo", atribuído pelas ilhas espanholas.- A pianista Maria João Pires recebe o 1.º Prémio de Música Don Juan de Borbón, promovido pela fundação do Conde de Barcelona.2007 - A China lança a sua primeira missão à Lua, operação que marca o arranque do programa nacional para colocar um homem na superfície lunar em 2020.

-- Morre Chui Tak Kei, um dos mais carismáticos líderes da comunidade chinesa de Macau e antigo vice-presidente da Assembleia Legislativa. Tinha 96 anos.

2008 - O Fundo Monetário Internacional empresta 2.100 milhões de euros (cerca de 1.600 milhões de euros) à Islândia depois de as contas públicas do país terem sido fortemente afetadas pela crise financeira internacional.

- A nave espacial Soyuz, com uma tripulação russo-norte-americana, aterra em segurança na região centro-norte do Cazaquistão.

2012 - A maioria dos juízes do Supremo Tribunal Federal brasileiro decide imputar uma pena total de 40 anos e dois meses de prisão ao publicitário Marcos Valério, condenado como o mentor do caso "mensalão".

- O Fundo Monetário Internacional conclui o processo da quinta revisão do memorando com Portugal, aprovando o pagamento de mais uma "tranche" de 1.500 milhões de euros em empréstimos.

- O ministro das Finanças grego, Yannis Stournaras, chega a acordo com a "troika" dos credores internacionais da Grécia sobre o novo pacote de austeridade, cuja adoção foi exigida pela UE e FMI.

- Morre, com 89 anos, Anita Bjork, atriz e uma das musas do realizador sueco Ingmar Bergman.

2013 - A Caixa Geral de Depósitos vende a posição de 6,11% que detinha na Portugal Telecom por cerca de 190 milhões de euros..

- É lançado mundialmente o novo álbum de Astérix - "Astérix entre os Pictos" - o primeiro a ser assinado pela nova dupla de autores, Jean Yves Ferri e Didier Conrad.

2015 -- Morre Maureen O'Hara, atriz irlandesa conhecida pela sua participação em filmes como "Rio Grande". Tinha 95 anos.

2017 - A moção de censura ao Governo apresentada pelo CDS-PP é rejeitada na Assembleia da República com os votos contra do PS, BE, PCP, PEV e PAN e a favor dos centristas e do PSD.

-- Morre, aos 89 anos, Robert Guillaume, ator que venceu os prémios Emmy pelos papéis desempenhados nas séries 'Soap' e 'Benson'.

============.Este é o ducentésimo nonagésimo sétimo dia do ano. Faltam 68 dias para o termo de 2018.Pensamento do dia: "Nós os Povos das Nações Unidas, decididos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra...a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem... resolvemos conjugar os nossos esforços para a consecução desses objetivos". Carta das Nações Unidas, em vigor desde 24 de outubro de 1945.Lusa/Fim.