1830 - Morre, com 47 anos, Simão Bolivar, líder das independências sul-americanas.

1903 - Realiza-se o primeiro voo de uma aeronave, com motor próprio, pelos irmãos Orville e Wilbur Wright, na Carolina do Norte, EUA.

1905 -- Nasce o escritor brasileiro Erico Veríssimo.

1906 - Nasce o maestro e compositor português Fernando Lopes-Graça.

1939 - II Guerra Mundial. O couraçado alemão Graf Spee é afundado pela tripulação ao largo do Uruguai, para evitar a captura pelas forças britânicas.

1970 - Começa o julgamento do padre Mário de Oliveira, pároco de Macieira da Lixa, acusado de oposição à guerra colonial portuguesa.

1965 - Embargo petrolífero à Rodésia, imposto pelo Reino Unido.

1969 - A Argélia e a Tunísia põem termo aos confrontos fronteiriços.

1971 - A Índia obtém o controlo da zona oriental do Paquistão.

1973 - A Assembleia-geral da ONU exclui os poderes de representatividade de Portugal sobre "os territórios em África", limitando-os ao "interior das suas fronteiras na Europa".

- Guerrilheiros árabes assaltam um avião dos EUA, no aeroporto de Roma. Morrem 31 pessoas.

1983 - Atentado à bomba aos armazéns Harrods, em Londres. Morrem cinco pessoas e mais de 80 ficam feridas.

1984 - A Indonésia admite a existência de combates entre as suas forças e guerrilheiros da Fretilin, em Timor-Leste.

1986 - Médicos britânicos fazem o primeiro transplante simultâneo de coração, pulmões e fígado, numa mulher de 35 anos. A intervenção decorre no hospital de Cambridge.

- Estreia da série animada norte-americana Os Simpsons, criada por Matt Groening para a FOX. A série é uma paródia satírica ao estilo de vida da classe média dos Estados Unidos, simbolizada pela família de mesmo nome.

1989 - Eleições autárquicas dão a vitória ao Partido Socialista, que conquista as câmaras de Lisboa, Porto e Coimbra. Jorge Sampaio é eleito presidente da Câmara de Lisboa.

- Centenas de pessoas morrem durante uma manifestação contra o regime de Nicolai Ceausescu, na cidade romena de Timisoara.

- Segunda volta das eleições no Brasil garante a Presidência a Fernando Collor de Mello, 40 anos, do Partido de Reconstrução Nacional.

1990 - Os ministros dos Transportes da CEE aprovam a rede europeia de TGV, com o objetivo de a concluir até 2010.

1992 - Boris Ieltsin é o primeiro presidente russo a visitar a China.

- Os presidentes dos EUA e do México e o primeiro-ministro do Canadá assinam o Acordo de Comércio Livre na América do Norte, Nafta.

1994 - A Carta Europeia de Energia é assinada em Lisboa.

- Último dia de Lisboa, Capital Europeia da Cultura 94.

1995 - Eleições em Cabo Verde dão a vitória ao Movimento para a Democracia.

1996 - Kofi Annan, do Gana, é eleito secretário-geral da ONU.

- Morre o forcado Nuno Salvação Barreto, aos 67 anos.

1997 - Thabo Mbeki, 55 anos, é eleito presidente do Congresso Nacional Africano, sucedendo a Nelson Mandela.

1999 - Morre o saxofonista norte-americano Grover Washington Jr., aos 56 anos.

2001 - Demite-se o primeiro-ministro, António Guterres, conhecida a perda de votos do PS nas eleições autárquicas. A demissão abre caminho a eleições antecipadas em Portugal pela primeira vez em 14 anos.

- O futebolista português Luís Figo é eleito pela FIFA o melhor jogador do Mundo 2001.

2002 - A programação da RTP2 é aberta à "sociedade civil".

2003 - O Tribunal da Relação de Lisboa decreta a libertação do diplomata Jorge Ritto, sob prisão preventiva no âmbito do Processo Casa Pia. Após três dias de novo interrogatório, Ritto será detido mais uma vez.

2004 -- Morre, com 85 anos, Natércia Freire, escritora e jornalista, autora de "Os Intrusos".

2006 - O futebolista luso-brasileiro Deco é eleito o melhor jogador do Mundial de clubes.

- Morre Denis Payton, músico inglês, saxofonista do Dave Clark Five. Tinha 63 anos.

- Morre, com 83 anos, Sebastião de Sousa Mendes, filho de Aristides Sousa Mendes, antigo diplomata português que salvou milhares de judeus durante a II Guerra Mundial.

2007 - Todos os 36 arguidos do caso UGT, que eram acusados de desviar verbas do Fundo Social Europeu na formação profissional prestada pela central sindical UGT, são absolvidos, terminando assim um dos mais longos processos a decorrer nos tribunais portugueses.

- O internacional brasileiro Kaká, de 25 anos, é eleito melhor jogador mundial de 2007 pela FIFA, numa votação em que o argentino Lionel Messi, 20 anos, foi 2.º e o avançado português Cristiano Ronaldo 3.º.

- O sacerdote mais velho do mundo, o chinês Kao Shi Qian, morre aos 110 anos, na China. Ficou conhecido como o "mudo", ao dedicar parte da sua vida ao silêncio e à oração.

2008 -- Morre, aos 45 anos, o escritor espanhol Francisco Casavella, vencedor da última edição do Prémio Nadal, com o romance "Lo que Sé de los Vampiros". Casavella, cujo verdadeiro nome era Francisco García Hortelano, era considerado uma das vozes mais promissoras da nova narrativa espanhola.

2010 - Mohamed Bouazizi, vendedor ambulante de fruta com um diploma universitário, imola-se pelo fogo na cidade de Sidi Bouzid. O seu suicídio marca o início da revolução na Tunísia que se espalhará pelo Mundo Árabe, do Norte da África ao Médio-Oriente, dando origem a uma série de revoluções que ficam conhecidas por Primavera Árabe.

- A ex-manequim e atriz de comédia francesa Isabelle Caro, que se fez fotografar nua contra a anorexia, doença de que padecia, morre aos 28 anos.

2011 -- Morre, aos 70 anos, Cesária Évora, cantora cabo-verdiana, no hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, Cabo Verde.

- Morre, com 69 anos, o líder norte-coreano, Kim Jong-il, de ataque cardíaco quando realizava uma viagem de comboio.

- Sérgio Borges, cantor que interpretou "Onde Vais Rio que Canto", música vencedora do VII Grande Prémio da Canção de 1970, morre aos 67 anos.

2013 - Angela Merkel é eleita chanceler alemã pela terceira vez.

2014 - Os líderes norte-americano e cubano, respetivamente Barack Obama e Raul Castro, anunciam em simultâneo uma aproximação histórica entre os dois países. É libertado o norte-americano Alan Gross, detido há cinco anos em Havana. Por seu lado os Estados Unidos libertam os últimos três membros do grupo que ficou conhecido como "Cinco de Cuba", condenados em 2001 por espionagem.

2015 - A China lança para o espaço o seu primeiro telescópio espacial, destinado a procurar matéria escura no universo e inserido num programa que inclui a colocação em órbita de mais três satélites científicos durante 2016.

2016 -- Morre, com 89 anos, Jaime Campos Ferreira, professor catedrático jubilado.

- Morre, aos 96 anos, no hospital de Cincinnati, nos Estados Unidos da América, Henry Heimlich, cirurgião norte-americano que inventou a "manobra de Heimlich", que permite salvar as pessoas quando estão engasgadas.

2017 - O antigo chefe de Estado conservador Sebastián Piñera vence a segunda volta das eleições presidenciais no Chile, sucedendo à socialista Michelle Bachelet e confirmando a viragem à direita no país da América Latina.

==============.

Este é tricentésimo quinquagésimo primeiro dia do ano. Faltam 14 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "O que é a abundância? Um nome, nada mais. Ao sensato basta o necessário". Eurípedes (480a.C-406a.C), filósofo grego.

Lusa/Fim.