1515 -- Morre, com 62 anos, Afonso de Albuquerque.

1770 - Nasce, em Bona, o compositor Ludwig van Beethoven.

1773 - Colonos americanos entram num barco britânico em Boston e destroem o carregamento de chá. É o primeiro gesto para a independência dos EUA.

1897 - É assinada a Paz de Constantinopla entre a Grécia e a Turquia, resolvendo a questão de Creta.

1916 - Grigori Rasputin é assassinado em S. Petersburgo, na Rússia.

1934 - Eleições para a Assembleia Nacional. Na ausência de listas da oposição, todos os candidatos da União Nacional são eleitos.

1950 - Os EUA proclamam o estado de emergência, na sequência do revés sofrido pelas tropas das Nações Unidas na Coreia. Começa o clima de guerra aberta ao "imperialismo comunista".

1956 - A Bélgica admite a independência do Congo.

1960 - Dois aviões colidem sobre o porto de Nova Iorque. Morrem 131 pessoas.

1961 - A Índia intima Portugal a abandonar os territórios de Goa, Damão e Diu.

1965 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas vota o estabelecimento de sanções económicas contra o governo de minoria branca na Rodésia.

1970 - É assinada a Convenção da Haia para a repressão da pirataria aérea.

1971 - A Índia declara o cessar-fogo depois de ter conquistado Daca, no Paquistão Oriental.

1972 - Massacre de Wiriyamu, em Moçambique, pelos esquadrões especiais de Kaúlza de Arriaga e a PIDE. A morte de cerca de 400 civis desarmados virá a ser denunciada por missionários e pela Cruz Vermelha Internacional.

1974 - É constituída a União Democrática Popular (UDP).

1975 - Começa, em Paris, a Conferência para a Cooperação Económica Internacional, a segunda tentativa dos países mais industrializados de chegarem a acordo sobre a questão do petróleo e das matérias-primas.

- A subcomissão de assuntos africanos do senado norte-americano veta todo o tipo de ajuda militar dos EUA a Angola.

1979 - A Aliança Democrática (AD) vence as eleições autárquicas em Portugal.

1985 - "Amália - Estranha Forma de Vida" é distinguido com dois discos de platina.

1989 -- Morre, aos 59 anos, a atriz italiana Silvana Mangano.

- O Partido Comunista da RDA muda o nome para Partido Socialista Unificado - Partido do Socialismo Democrático.

1990 - O padre Jean-Bertrand Aristide vence as eleições presidenciais no Haiti.

1991 - Borges de Macedo dá a última aula na Faculdade de Letras de Lisboa, onde exerceu a docência durante 35 anos. É distinguido com a Ordem de Santiago.

1993 - Os Comandos da Amadora são extintos e integrados na brigada aerotransportada.

1994 - O poeta português Herberto Hélder, 64 anos, é distinguido com o Prémio Pessoa, mas recusa receber o prémio no valor sete mil contos.

- O CERN, laboratório europeu de física de partículas, aprova a construção do maior acelerador de partículas do mundo, o Large Hadron Collider, que se prevê pronto em 2004.

1995 - Os Chefes de Estado e de Governo da União Europeia decidem apoiar todas as ações que contribuam para uma solução justa em Timor-Leste.

1998 - Operação "Raposa do Deserto". Ataque norte-americano ao Iraque, perante a recusa de entrada dos inspetores de armamento da ONU.

2001 - As eleições autárquicas portuguesas dão a vitória ao PSD. O PS perde as câmaras de Lisboa, Porto e Coimbra.

O Bloco de Esquerda consegue a sua primeira vitória local: Ana Cristina Ribeiro, independente, é eleita presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos para um segundo mandato, o primeiro nas listas do Bloco, após ter entrado em rutura com o PCP. Virá a repetir a vitória em 2005 e 2009.

2004 -- A Justiça britânica declara a ilegalidade da legislação antiterrorista aprovada no Reino Unido após o 11 de Setembro de 2001.

2005 -- Morre, com 59 anos, John Spencer, ator norte-americano de "Os Homens do Presidente" e "As Teias da Lei", vencedor de um Emmy e do Prémio Obie de teatro.

2006 - Primeiras eleições legislativas nos Emirados Árabes Unidos.

- A revista Time atribui o prémio "Pessoa do Ano" aos milhões de pessoas que em todo o mundo utilizam ou criam conteúdos na Internet, a rede mundial de computadores.

- Morre, aos 82 anos, Pnina Salzman, pianista israelita.

2008 - O médico iraquiano Bilal Abdulla é declarado culpado por um tribunal britânico pelos atentados terroristas planeados para as cidades de Londres e Glasgow (Escócia), em junho de 2007.

- A empresa de aviões Dyn'Aero Ibérica apresenta o primeiro avião totalmente construído em Portugal, na unidade fabril de Ponte de Sor (Portalegre).

2013 - O Governo anuncia que a décima avaliação regular da 'troika' ao programa de resgate de Portugal "foi positiva" e reitera a intenção do executivo de "terminar o programa na data prevista".

- Morre, com 87 anos, o cantor norte-americano de 'country' Ray Price.

2015 - O Tribunal Constitucional de Angola ordena o fim da aplicação da prisão preventiva aos 15 ativistas angolanos presos desde junho. Nesse sentido, a Procuradoria-Geral da República de Angola propõe a alteração da medida de coação de prisão preventiva para prisão domiciliária.

- Morre, com 97 anos, Cândida Ventura, autora do livro "O socialismo que eu vivi" e antigo membro do Comité Central do Partido Comunista Português.

2016 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga três diplomas do Governo, relativos a pensões dos militares e forças de segurança, bem como o que regulamenta a procriação medicamente assistida.

- Dois casais de mulheres casam-se na Austrália, nas primeiras uniões homossexuais legais no país, após a sua legalização, há poucos dias.

- Morre, com 57 anos, Laura Ferreira dos Santos, fundadora do Movimento Direito a Morrer com Dignidade e pioneira da defesa da despenalização da eutanásia em Portugal.

==============.

Este é o tricentésimo quinquagésimo dia do ano. Faltam 15 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "Não há inocentes. Só aqueles que ainda não nasceram ou os que já estão mortos podem aspirar à inocência". Stig Dagerman (1923-54), escritor e jornalista sueco.

Lusa/Fim.