A sessão, marcada para as 21:30, para o Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, vai contar com a presença de representantes de entidades oficiais, parceiros, convidados especiais, padrinhos nacionais e locais do CineEco, para além do público, uma vez que a entrada é livre.

A organização do CineEco propõe naquele dia "uma viagem cinemática sobre o poder de transformação da água", com a exibição de "Aquarela", considerado "um dos grandes filmes ambientais do momento", que foi "aclamado em Veneza".

"Com a particularidade de ter sido filmado em 96 'frames'/segundo, este é o despertar visceral do realizador Victor Kossakovsky sobre a impotência do ser humano em reagir à força e caprichos do elemento vital da Terra - a Água", é referido.

O CineEco - o mais antigo festival de cinema ambiental do mundo e o único em Portugal que versa sobre a temática das problemáticas ambientais e a emergência climática - vai decorrer em Seia, na Serra da Estrela, distrito da Guarda, de 12 a 19 de outubro.

Segundo os promotores, o festival vai decorrer "com uma vasta programação composta pelas mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais".

O CineEco conta com uma seleção oficial de 80 filmes, de 20 países, "que abordam questões inerentes ao Ambiente e à Emergência Climática, uma reflexão geral sobre o impacto da ação do Homem na Terra", assinala.

Mário Branquinho, diretor do CineEco, citado na nota, sublinha que o festival "pugna pela necessidade crescente" de educar e de consciencializar o público, em particular os mais jovens.

"Este é o evento mais internacional da região, que ano após ano tende a transformar-se num movimento e até num agente para a mudança. O festival é atualmente um importante instrumento de afirmação cultural e ambiental em Seia e concelhos vizinhos, com significativa implementação e visibilidade no país e no mundo", vinca o responsável.

Pelo segundo ano consecutivo, o CineEco e a Green Film Network, com o apoio do Turismo Centro Portugal, organizam a segunda edição do Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente, que decorrerá de 12 a 14 de outubro.

O festival é organizado pelo município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas.

O CineEco é membro fundador e faz parte da direção da Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental.

ASR // SSS

Lusa/Fim