Este dia é dedicado a São João de Capistrano, viúvo e religioso.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 24, às 17:45.

O Sol nasce às 07:54 e o ocaso regista-se às 18:47.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 03:09 e 15:23, a baixa-mar, às 08:56 e 21:16.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Escorpião, destacando-se o criador do tubo de raios X William Coolidge (1873), a primeira mulher a atravessar a nado o Canal da Mancha Gertrude Ederle (1906), a fadista Hemínia Silva (1913), o compositor norte-americano Ned Rorem (1923).

Neste dia, em 1906, o brasileiro Santos-Dumont realizava o primeiro voo nivelado, a uma altitude de 70 metros. Em 1911, o parlamento de Creta votava a anexação da ilha à Grécia. Em 1956, na Hungria, começava a revolta contra o domínio da URSS. Em 1968, jatos egípcios e israelitas entravam em confronto sobre o Canal do Suez. Em 1973, o comando militar de Israel e o Egito anunciavam um cessar-fogo.

Em 1982, o rei Hassan II, de Marrocos, assegurava que o mundo árabe reconheceria Israel caso se verificasse a entrega dos territórios ocupados em 1967, segundo a Resolução do Conselho de Segurança da ONU. Em 1983, dois comandos suicidas do Movimento Islâmico Revolucionário faziam explodir dois edifícios ocupados por tropas norte-americanas e franceses, em Beirute, matando cerca de 300 pessoas.

Em 1984, a Universidade de Coimbra atribuía o título de doutor Honoris Causa ao escritor argentino Jorge Luis Borges. Em 1987, o dirigente soviético Mikhail Gorbachev propunha aos EUA a adoção de uma moratória sobre a produção e instalação de mísseis nucleares.

Em 1989, a Hungria proclamava-se uma "democracia burguesa" votada ao "socialismo democrático". Em 1991, morria o encenador Carlos Fernandes, 40 anos, diretor do Teatro da Graça. Em 1998, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, o presidente da OLP, Yasser Arafat, e o presidente dos EUA, Bill Clinton, assinavam, em Wye River, o acordo de paz para o Médio Oriente.

Em 2000, o Estado português privatizava mais 20 por cento da EDP. Em 2002, um grupo armado tchetcheno começava o sequestro de 800 pessoas num teatro de Moscovo. No mesmo dia, o Prémio Sakharov do Parlamento Europeu era atribuído ao dissidente cubano Oswaldo Payã Sardiñas. Um ano depois, em 2003, o mesmo prémio distinguia o pessoal da ONU que perdera a vida no exercício de funções, em particular Sérgio Vieira de Mello.

Em 2004, "Só por Acaso", telefilme de Rita Nunes produzido por Paulo Branco, vencia o Prix Europa do Festival Berlim.

Em 2005, o ultraconservador Lech Kaczynski vencia as eleições presidenciais polacas. E os documentários "Before the Flood", do chinês Yan Yu e Li Yifan, e "Alimentation Générale", da francesa Chantal Briet, recebiam ex-áqueo o Grande Prémio do Festival DocLisboa.

Em 2006, era apresentado o Plano Nacional de Acção para a Inclusão (PNAI), enquanto uma sessão especial de bolsa marcava a entrada da Galp Energia no mercado de capitais e a saída do Estado como acionista de referência da petrolífera, na maior operação de reprivatização dos últimos seis anos. Dez países da África Austral assinavam o acordo económico que poderá levar à criação, em 2008, da Área de Comércio Livre, primeiro passo para uma possível união monetária. Jeffrey Skilling, ex-presidente do "gigante" norte-americano Enron, era condenado a 24 anos e meio de prisão, pela responsabilidade na falência da empresa energética, e morria José Aragão Pinto, 58 anos, dirigente do Sporting.Em 2008, 0 Prémio Sakharov 2008 para a liberdade de pensamento era atribuído ao dissidente chinês Hu Jia, apesar das pressões exercidas por Pequim sobre os eurodeputados. Morria, aos 90 anos, o pintor Paritosh Sen, uma das figuras mais representativas da arte contemporânea indiana.

Em 2009, o arquiteto português David Mares, de 26 anos, vencia o Prémio do Público do concurso internacional de design de abrigos do Museu Guggenheim de Nova Iorque, com um modelo que conjuga aço, madeira e cortiça.

Em 2011, morria, com 24 anos, o piloto italiano Marco Simoncelli, ex-campeão mundial na categoria 250cc, após grave acidente na segunda volta da etapa da Malásia de MotoGP.

Em 2012, morria, aos 95 anos, Wilhelm Brasse, ex-prisioneiro do campo de extermínio nazi de Auschwitz-Birkenau, que por ordem das autoridades fotografou dezenas de milhares de companheiros. Mikhael Essayan, presidente honorário da Fundação Calouste Gulbenkian, morria aos 85 anos em Londres, Reino Unido.

Em 2013, Gypie Mayo, guitarrista que passou por bandas como Dr. Feelgoo e Yardbirds, morria aos 62 anos. Morria, aos 89 anos, de ataque cardíaco, o escultor Anthony Caro, que se tornou conhecido no mundo da arte com uma exposição na Whitechapel Gallery, em 1963, em que exibiu esculturas abstratas de aço, rompendo com a tradição de mostrar as obras isoladas, em espécies de pilastras. Em vez disso, expôs as obras diretamente sobre o chão, abolindo a distância da peça com o público.

Em 2014, morria, com 72 anos, Alvin Stardust, lenda do rock britânico.

Em 2017, o internacional português Cristiano Ronaldo era eleito pela quinta vez o melhor futebolista do ano da FIFA, prémio agora designado 'The Best', igualando o 'penta' do argentino Lionel Messi.

Lusa/Fim.