WORLD RX: GRONHOLM ALIA-SE À HYUNDAI

A equipa de Marcus Grönholm no Ralicross passa a denominar-se GRX TANECO

A equipa dirigida pelo antigo Bicampeão Mundial de Ralis Marcus Grönholm passa este ano a denominar-se GRX TANECO e aumenta a operação para dois carros, fruto da chegada de Timur Timerzyanov, o novo companheiro de equipa do filho de Marcus, Niclas Grönholm.

Depois de em 2017 a equipa finlandesa ter alinhado com um Ford Fiesta RXS para Niclas, este ano a GRX aumenta o seu compromisso com o World RX, ao inscrever uma segunda viatura para o russo Bicampeão Europeu de Ralicross de 2012 e 2013.

No entanto a grande novidade da equipa é a associação à Hyundai, que estará assim pela primeira vez representada de forma permanente no Mundial de Ralicross, alinhando com dois novos Hyundai i20 desenvolvidos para o Ralicross a partir da versão World Rally Car de 2016.

O Diretor Desportivo da GRX TANECO, Marcus Grönholm, explica-nos esta escolha: “Optámos por usar o Hyundai i20 para este projeto por causa das minhas ligações anteriores ao Michel Nandan [Diretor da Hyundai Motorsport]. Temos um bom relacionamento entre nós mas este é um projeto privado. Não temos nenhum suporte de fábrica como algumas das outras equipas do Mundial de Ralicross mas temos muita informação de quando comprámos os carros à Hyundai Motorsport. Até agora o carro parece muito bom. Eu sonhava que já podia estar agora a andar com o carro na pista, mas só nas próximas duas semanas é que vamos poder começar a testar e estou confiante. Temos algumas novas soluções que não foram vistas anteriormente e estou ansioso por chegar à pista!”

Sobre a dupla de pilotos deste ano, Marcus Grönholm mostrou a sua confiança: “Sabemos que o Timur pode obter bons resultados e o Niclas tem trabalhado duro neste Inverno. Ele mostrou um bom ritmo no ano passado e espero que ambos possam fazer coisas boas este ano. Ficarei surpreso se não pudermos lutar com os “big boys” pelo menos algumas vezes. O primeiro objetivo é entrar nas Meias-finais, depois as Finais e finalmente o pódio. Eu acho que é um alvo totalmente possível de conseguir este ano.”

Os Hyundai i20 da equipa GRX TANECO serão vistos pela primeira vez em ação na abertura da temporada em Barcelona, ​​a 14 a 15 de Abril, com Montalegre a receber a caravana do Mundial, a 28 e 29 de Abril.

Duarte Mesquita

De segunda a sábado,

consulte os especialistas em Motores, Atualidade, Entretenimento, Lifestyle, Tecnologia e Desporto.

Subscreva para receber no seu email, a dose diária recomendada de informação, sem contraindicações.