Tudo que já sabemos sobre o novo Volvo XC40 (com fotos oficiais)

O novo Volvo XC40, o SUV compacto da marca sueca, chega a Portugal no início de 2018, com preços abaixo dos 37 mil euros para as versões de entrada gasolina e abaixo dos 40 mil euros para os diesel.

O novo Volvo XC40, o SUV compacto da marca sueca, chega a Portugal no início de 2018, com preços abaixo dos 37 mil euros para as versões de entrada gasolina e abaixo dos 40 mil euros para os diesel.

O XC40 segue a linha estética dos seus irmãos maiores XC60 e XC90, embora com um look mais jovial, importando também algumas das habituais motorizações e transmissões dos modelos da marca sueca. Com 4,42 metros de comprimento, mede 27 centímetros a menos que o XC60.

É o primeiro modelo Volvo construído com base na nova plataforma CMA - Compact Modular Architecture, que servirá de base aos futuros modelos da gama 40, incluindo os futuros elétricos.

Terceiro modelo SUV na gama de la marca, integra um segmento muito competitivo, onde pontuam propostas premium, como o BMW X1, o Mercedes-Benz GLA, Jaguar E-Pace, Range Rover Evoque e o Audi X3, e modelos generalistas, como o Volkswagen Tiguan, Peugeot 3008, Renault Kadjar ou o líder do segmento, Nissan Qashqai.

Para impor o seu modelo, a Volvo apostou na habitabilidade interior, na tecnologia e nas opções de personalização, sem esquecer de um piscar de olhos ao target feminino, junto do qual a marca tem um grande poder de atração.

A possibilidade de um tejadilho em cor diferente da carroçaria é uma estreia na Volvo e uma de muitas opções de personalização exterior à disposição do cliente.

High Tech e condução autónoma

O XC40 importa para os segmentos as tecnologias de segurança, conectividade, e infoentretenimento já testadas nas gamas 60 e 90, transformando-o num dos modelos melhor equipados da sua categoria.

Ao nível da segurança e assistência à condução conta com o sistema de condução semi-autónoma Pilot Assist, que integra o cruise control inteligente, reconhecimento de sinais de trânsito, travagem de emergência anti colisão e a câmara 360° de apoio às manobras de estacionamento (foto).

Foto: Volvo Media

Uma das grandes novidades é a chave digital, que permite ao proprietário partilhar o seu XC40 à distância com outra pessoa, mediante uma aplicação móvel semelhante às usadas pelos serviços de carsharing e que abre e fecha as portas e liga ignição.

Interior requintado

O interior está em linha com o habitual da marca, com um look and feel que não esconde a ambição premium, materiais agradáveis ao toque.

Em termos de funcionalidade há espaço para arrumação nas portas e debaixo dos assentos, uma dock station com carregamento de smartphones por indução e até uma caixa amovível para guardar resíduos.

A bagageira de 460 litros de capacidade, está dividida em dois pisos e tem ganchos muito práticos para prender sacos e volumes soltos. Não é das maiores do segmento, mas é mais do que suficiente para os cinco adultos que cabem neste XC40. Com o r rebatimento das costas dos bancos traseiros, alarga-se até aos 1336 litros, totalmente aproveitáveis graças ao fundo plano.

Híbrido e elétrico chegam mais tarde

O XC40 estará inicialmente disponível, a partir do início do próximo ano, com a motorização T5 gasolina e D4 diesel, com tração integral e nos níveis mais equipados.

Mais tarde serão introduzidas novas opções e motorizações, incluindo uma motorização híbrida e uma puramente elétrica e a versão de entrada na gama, com tração dianteira e que estreaará o novo bloco 3 cilindros diesel D3, de 150 cv-

Para quem estiver interessado, a Volvo desenvolveu para o XC40 o financiamento especial Care by Volvo, sem entrada inicial e que inclui, mediante uma prestação fixa, seguros, assistência e manutenção programada, chave digital, pneus (um jogo cada 24 meses), veículo de substituição, recolha do veículo para revisões ou visitas à oficina e uma série de serviços de informação e recomendações. Este financiamento ficará operacional em Portugal ainda em 2018.

PREÇOS EM PORTUGAL

Motores gasolina

  • T3 152 cv com caixa manual 6 velocidades – desde 36.639€
  • T5 247 cv com transmissão automática Geartronic 8 velocidades – desde 51.484€

Motores diesel

  • D3 150 cv com caixa manual 6 velocidade – desde 39.956€
  • D3 150 cv com transmissão automática Geartronic 8 velocidades – desde 42.519€
  • D4 190 cv com transmissão automática Geartronic 8 velocidades – desde 52.121€

De segunda a sábado,

consulte os especialistas em Motores, Atualidade, Entretenimento, Lifestyle, Tecnologia e Desporto.

Subscreva para receber no seu email, a dose diária recomendada de informação, sem contraindicações.