Smart nightsky edition celebra o início da era elétrica e chega na Primavera

Os modelos smart 100% elétricos são os primeiros veículos de produção em série da família EQ da Mercedes-Benz. A smart simplificou todo o processo de mobilidade elétrica: a nova aplicação, smart EQ control, é a extensão digital do smart EQ fortwo, smart EQ fortwo cabrio e smart EQ forfour. Esta aplicação combina numerosos tipos de informação do veículo, como por exemplo, o nível atual de carga da bateria. Entre outras funcionalidades, é possível personalizar previamente quer a climatização quer a gestão da carga. Opcionalmente, passará a estar disponível o carregador de bordo de 22 kW com função de carga rápida.

Os modelos smart 100% elétricos são os primeiros veículos de produção em série da família EQ da Mercedes-Benz. A smart simplificou todo o processo de mobilidade elétrica: a nova aplicação, smart EQ control, é a extensão digital do smart EQ fortwo, smart EQ fortwo cabrio e smart EQ forfour. Esta aplicação combina numerosos tipos de informação do veículo, como por exemplo, o nível atual de carga da bateria. Entre outras funcionalidades, é possível personalizar previamente quer a climatização quer a gestão da carga. Opcionalmente, passará a estar disponível o carregador de bordo de 22 kW com função de carga rápida.

O início da era smart EQ vai ser assinalado com o lançamento da edição especial smart EQ fortwo nightsky edition, smart EQ fortwo cabrio nightsky edition e smart EQ forfour nightsky edition. As principais caraterísticas dos veículos são a pintura preta e os frisos na cor azul (caraterística da marca EQ).

App smart EQ: a companhia digital perfeita

A nova aplicação smart EQ control que, muito provavelmente, estará disponível em meados de 2018, é uma app simples e fácil de usar, tipicamente smart. Com esta app o cliente pode manter sempre debaixo de olho o estado atual do seu veículo e controlar a climatização antes de entrar na viatura, usando apenas o seu smartphone. Por outro lado, as notificações “push” inteligentes informam o condutor de todos os acontecimentos importantes no seu smart elétrico. O serviço de carga de bordo facilita ainda mais a tarefa de encontrar a estação de carga mais próxima e também de efetuar o pagamento.

Novo carregador de bordo de 22 kW com função de carga rápida

A condução com emissões zero está agora mais fácil graças ao novo carregador rápido de 22 kW. Este carregador de bordo permite efetuar uma carga trifásica nas estações públicas de carga ou numa wallbox; a carga das baterias de alta voltagem passa de 10 para 80% em menos de 40 minutos. Este opcional vai estar disponível a partir de Maio com um PVP de 870 euros.

Lançamento oficial do smart “ready to share”

No seguimento do sucesso da fase de testes beta realizada nas cidades de Estugarda, Hamburgo, Berlim, Colónia/Bona, Munique e Frankfurt, a smart lança agora de forma oficial a aplicação de partilha de carros privados. O pack “ready to”, um requisito de hardware para este serviço está agora disponível como opção para o smart fortwo e para o smart forfour, em combinação com um motor de combustão e motor elétrico, na Alemanha, Itália e França. Os primeiros smarts com este equipamento instalado chegam aos concessionários em junho. A nova funcionalidade smart “ready to” incorpora feedback da comunidade de utilizadores e vai continuar a fazê-lo em futuras atualizações. Disponibilidade prevista para Portugal em 2019.

smart junta-se à família EQ

As versões elétricas da smart são os primeiros modelos de produção em série da marca de produtos e tecnologias EQ. A smart está a apresentar a edição especial smart EQ fortwo/forfour nightsky edition no Salão Automóvel de Genebra, como o primeiro modelo de produção em série com a pintura caraterística azul dos modelos EQ. Inicialmente, a edição especial nightshy edition vai estar disponível para as variantes fortwo e fortwo cabrio, chegando aos concessionários na Primavera.

Atualmente, a smart é o único fabricante de automóveis a nível mundial a disponibilizar toda a sua gama nas variantes de motor a combustão e motor elétrico. A smart é também a primeira marca automóvel a ter planos para a mudança sistemática de modelos equipados com motor de combustão para motorizações exclusivamente elétricas: a marca está a vender veículos elétricos nos EUA, Canadá e Noruega desde 2017 e, a partir de 2020, vai comercializar apenas veículos elétricos também na Alemanha e na Europa Ocidental. Pouco tempo depois, estas medidas vão ser aplicadas aos restantes mercados em todo o mundo.

EQ: a nova marca de “e-mobilidade”

A tecnologia EQ oferece um “ecossistema” compreensivo de mobilidade elétrica que compreende produtos, serviços, tecnologias e inovações. O espetro abrange veículos elétricos, sistemas wallbox, serviços de carga e estações domésticas de armazenamento de energia. O nome EQ significa “Electric Intelligence” (Inteligência Elétrica) e deriva dos valores da marca, “emoção” e “inteligência”. Esta nova marca abrange todos os aspetos da mobilidade elétrica orientada para o cliente e vai muito mais além do que apenas o próprio veículo. Os modelos encarnam toda a essência da mobilidade elétrica mais evoluída: a combinação de um design inteligente e emotivo, prazer fantástico de condução, funcionalidade para o dia-a-dia e a mais elevada segurança.

O primeiro modelo de produção Mercedes-Benz com a nova tecnologia e marca EQ, o EQC, será produzido na fábrica da Mercedes-Benz em Bremen a partir de 2019. Este modelo terá por base o Concept EQ apresentando no Salão Automóvel de Paris em 2016.

smart EQ fortwo/forfour nightsky edition

A smart celebra o início da era EQ com a edição especial smart EQ fortwo nightsky edition e smart EQ forfour nightsky edition. As principais caraterísticas dos veículos são a pintura preta, os frisos na cor azul caraterística da tecnologia EQ e a marca de produção. Inicialmente, esta edição especial de motorização 100% elétrica vai estar disponível nas variantes fortwo coupé e fortwo cabrio. Estes dois modelos chegam aos concessionários europeus na Primavera de 2018. O smart EQ forfour nightsky edition vai estar disponível para encomenda a partir do terceiro trimestre de 2018.

No smart EQ fortwo nightsky edition, a carroçaria, a célula de segurança tridion e a grelha do radiador são pretos, com a versão cabrio a ter adicionalmente uma capota maleável preta. O modelo especial está equipado de série com o Pack BRABUS Exterior Style. Este pack compreende os seguintes equipamentos:

  • spoiler dianteiro em preto profundo de alto brilho e elemento contrastante em azul pacific.
  • saias laterais em preto profundo de alto brilho e elemento contrastante em azul pacific.
  • spoiler no bordo do tejadilho (apenas o modelo fortwo) em preto profundo de alto brilho

As capas dos espelhos retrovisores são em azul pacific, complementando as jantes pretas de liga leve de 16” BRABUS Monoblock VIII. O triângulo do espelho tem um logo “nightsky”.

Este tema de duas cores tem continuidade no interior. Com o Pack BRABUS Interior Colour, o painel de instrumentos BRABUS, as molduras do velocímetro, das grelhas de ventilação e do próprio painel de instrumentos são todos de cor azul pacific. O Pack BRABUS Interior Style é também equipamento de série. Este pack compreende os seguintes equipamentos: punho “personalizado” para a alavanca das mudanças com logótipo “smart EQ fortwo”, alavanca “personalizada” do travão de estacionamento, embaladeiras BRABUS nas portas e pedais desportivos BRABUS. Os tapetes com rebordos azuis e inscrição “nightsky” são outra caraterística exclusiva.

O conjunto de equipamentos de série do modelo especial também inclui o Pack Conforto (regulação da altura do banco do condutor, espelhos retrovisores com regulação elétrica e coluna de direção com regulação da altura), o Pack Espaços de Arrumação (porta-luvas com tranca e rede para bagagem na consola central, no espaço para os pés do passageiro) e o Pack LED & Sensor. Este último compreende faróis H4 de halogéneo com função de boas-vindas, luzes diurnas integradas com tecnologia integrada de fibra ótica e farolins traseiros de tecnologia LED.

Os preços começam em 27.590 euros (smart EQ fortwo nightsky edition) e 31.140 euros (smart EQ fortwo cabrio nightsky edition).

smart EQ forfour nightsky edition: componentes elegantes e amovíveis

O esquema cromático preto/azul e a extensa lista de equipamentos da edição especial de quatro portas, que vai estar disponível muito em breve, depois do fortwo, são muito semelhantes. A caraterística exterior mais evidente é os componentes amovíveis tipo SUV que o smart EQ forfour nightsky edition partilha com a edição especial smart forfour crosstown edition. O spoiler dianteiro, o avental traseiro e as saias laterais possuem um resguardo inferior elegante, aqui pintados em azul pacific.

O smart EQ forfour nightsky edition também está equipado de série com o Pack Sleek & Style (volante desportivo multifunções de 3 raios e pedais desportivos em alumínio polido com tacos de borracha).

O tema de duas tonalidades do exterior do smart EQ forfour nightsky edition encontra continuidade dentro do habitáculo. Com o Pack BRABUS Interior Colour, o painel de instrumentos BRABUS, as molduras do velocímetro, das grelhas de ventilação e do próprio painel de instrumentos são todos de cor azul pacific. Esta edição também inclui um punho “personalizado” para a alavanca das mudanças com logótipo “smart EQ forfour”, embaladeiras BRABUS nas portas e pedais desportivos BRABUS. Os tapetes com rebordos azuis e inscrição “nightsky” são outra caraterística exclusiva.

Novo carregador rápido disponível a partir de Maio

O novo carregador de bordo opcional de 22 kW com função de carga rápida permite a carga trifásica da bateria nas estações de carga públicas e nos sistemas domésticos wallbox. Este sistema permite carregar a bateria de alta voltagem de 10 a 80 % em menos de 40 minutos Este carregador vai estar disponível a partir de Maio ao preço de 870 euros.

Todos os veículos smart com motorização elétrica incluem de série um carregador de bordo de 4,6 kW. Este carregador permite carregar as baterias em menos de 3 horas e meia usando uma wallbox doméstica ou em seis horas usando uma tomada doméstica normal (em cada caso, de 10 a 80 por cento). A aplicação “smart control” oferece um controlo conveniente para monitorizar o processo de carga e comandar à distância algumas funções do veículo como, por exemplo, a carga inteligente.

A partir de Maio de 2018 vai estar disponível como opção na Europa um carregador particularmente potente, com 22 kW. Isto permite carregar o smart fortwo (consumos combinados de potência do carregador de bordo de 22 kW e função de carga rápida: 12,9 – 13,5 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km), smart fortwo cabrio (consumos combinados de potência: 13,0 – 13,5 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km) e smart forfour (consumos combinados de potência: 13,4 – 14,0 kWh/100 km; emissões combinadas de CO2: 0 g/km) num tempo consideravelmente mais curto: menos de 40 minutes (10-80 por cento de carga) quando as condições locais de carga permitirem uma utilização trifásica do carregador.

APP smart EQ: a companhia digital perfeita

A smart simplificou todo o processo de mobilidade elétrica: o Salão Automóvel de Genebra é o palco do lançamento da nova aplicação smart EQ control – a extensão digital do smart EQ fortwo e do smart EQ forfour. Esta aplicação combina numerosos tipos de informação do veículo como, por exemplo, o nível de carga atual das baterias, com o comando de algumas funções, tais como o controlo prévio da climatização e apresenta-as, depois, de forma personalizada. Estas novas funcionalidades incluem o envio de notificações “push” inteligentes que fornecem antecipadamente sugestões ao utilizador e uma hiperligação para os serviços smart “ready to”.

Esta nova aplicação, smart EQ control, simples e fácil de usar, de estilo tipicamente smart. Após o registo, o cliente pode aceder de forma personalizada ao estado do seu veículo. Esta personalização inclui informações sobre a meteorologia local e um ecrã de fundo estilizado com indicações em torno da localização atual do veículo, ambas com base na posição indicada pelo GPS do veículo, ao qual o utilizador da aplicação deu acesso. A imagem do smart EQ fortwo ou do smart EQ forfour corresponde ao veículo original do cliente em aspeto como a pintura e equipamentos, por exemplo.

A aplicação tem diversas secções:

A secção CONNECT oferece as funções de um computador de bordo. Em qualquer altura, o utilizador pode consultar as informações sobre o estado atual do veículo através do seu smartphone. As informações incluem, por exemplo, o nível de carga da bateria, a autonomia disponível e a pressão dos pneus.

A secção CONTROL dispõe de funções convenientes e a partir de qualquer lado tais como o comando do sistema de climatização antes da entrada no veículo. Está planeada a inclusão de outras funções de controlo à distância.

A secção COMFORT usa notificações “push” para informar o condutor do smart caso, por exemplo, o nível de carga da bateria seja muito baixo. O âmbito de utilização desta aplicação também inclui o envio de uma hiperligação útil para os serviços inovadores smart “ready to”.

A possibilidade de carregar veículos elétricos em estações públicas de carga é algo muito importante para os condutores. Com isto em mente, os utilizadores futuros da aplicação smart EQ control vão dispor de um meio simples e direto de carregar o seu smart EQ fortwo ou smart EQ forfour em cerca de 60.000 estações de carga em toda a Europa, pagando a utilização da eletricidade sem terem de se registar em vários portais ou de transportar consigo vários cartões de carregamento.

Outra funcionalidade será a implementação de uma “classificação ecológica” de forma muito divertida: o “eco score” irá indicar aos condutores dos smart a melhor forma de poderem otimizar o seu tipo de condução. Essa forma de otimização inclui cálculos com base nas acelerações, estilo de condução consistente e condução em roda livre.

Lançamento do smart “ready to share”

No seguimento do sucesso da fase de testes beta realizada nas cidades de Estugarda, Hamburgo, Berlim, Colónia/Bona, Munique e Frankfurt, a smart lança agora de forma oficial a aplicação de partilha de carros privados. O pack “ready to”, um requisito de hardware para este serviço está agora disponível como opção para o smart fortwo e para o smart forfour, em combinação com um motor de combustão e motor elétrico, na Alemanha, Itália e França. Os primeiros veículos smart a possuírem este equipamento chegarão aos concessionários em Junho. A nova funcionalidade smart “ready to ” incorpora feedback da comunidade de utilizadores e vai continuar a fazê-lo em futuras atualizações. Disponibilidade prevista para Portugal em 2019.

O smart “ready to share” torna a partilha de carros privados em algo simples, seguro e direto através da plataforma de partilha de veículos car2go. Os utilizadores autorizados podem consultar os veículos smart dos seus amigos numa questão de segundos, através dos seus smartphones. A função smart “ready to share” tem por base a utilização do smartphone e usa a função de acesso sem chave “keyless entry” do veículo. Para isso, o módulo de conetividade integrado no tablier do veículo comunica com a aplicação smart “ready to”, também acessível numa hiperligação da nova aplicação “smart EQ control”.

Utilização simples, segura e direta através de uma aplicação

O proprietário do veículo smart pode inserir os períodos de tempo em que o veículo vai estar disponível e convidar os seus amigos e colegas a utilizá-lo. Essas pessoas receberão um email para que se registem e criem uma conta de utilizador. Depois, as pessoas definidas pelo utilizador smart podem reservar o veículo através da aplicação e abri-la no seu smartphone. A aplicação funciona como “registo digital”, tornando a partilha de veículos em algo direto, transparente e seguro para todos os utilizadores.

O proprietário do veículo smart também pode ativar uma “Home zone” à qual o veículo deve ser devolvido.

Como passo final, o proprietário terá de deixar a chave dentro do veículo para que os utilizadores autorizados o possam usar. No final da viagem, o veículo é trancado através da aplicação e a reserva de utilização termina. Depois, o veículo fica disponível para outros utilizadores.

Adicionalmente a amigos e membros da família, a funcionalidade smart “ready to share” também se destina a empresas pequenas, freelancers e escritórios. Os proprietários dos veículos podem não só partilhar o veículo, mas também os custos associados com outros utilizadores. Atualmente, a smart está a desenvolver diversos modelos de preços para esta mesma finalidade. A faturação é simples e direta, através da aplicação smart “ready to”.

A smart “ready to” incorporou o feedback da comunidade de utilizadores no desenvolvimento da função “smart “ready to”. Desta forma e por exemplo, a empresa deu continuidade ao desejo de integração do hardware necessário de forma discreta no interior do veículo.

smart “ready to”: serviços inovadores de mobilidade urbana

Desde há seis anos, a smart é uma empresa que tem vindo a complementar os seus produtos de mobilidade com serviços orientados para os seus clientes. Com o objetivo de promover o rápido desenvolvimento e implementação de vários projetos criativos no campo da mobilidade urbana, em 2016 a smart estabeleceu o “smart lab” como o “centro criativo” da marca. A funcionalidade smart “ready to” inclui uma série de serviços concebidos para facilitar a vida e a condução na cidade.

Para além da plataforma de partilha de veículos privados smart “ready to share”, esta nova estratégia de serviços já inclui o conceito de aluguer de veículos “ready to rent” e os serviços de “entrega no carro” smart “ready to drop” e smart “ready to drop+”, para além do serviço de lugares de estacionamento “ready to park+”.

O smart lab tem em desenvolvimento uma série de outros serviços inovadores. Através de atualizações disponíveis mediante ligação sem fios, estes serviços serão disponibilizados gradualmente aos condutores dos veículos smart, em conjunto com o pack “ready to”. Disponibilidade prevista para Portugal em 2019.

De segunda a sábado,

consulte os especialistas em Motores, Atualidade, Entretenimento, Lifestyle, Tecnologia e Desporto.

Subscreva para receber no seu email, a dose diária recomendada de informação, sem contraindicações.