Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY: Tudo o que precisa saber

O novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY vem reforçar a gama Renault Sport, perpetuando a linhagem das versões Trophy, desenvolvidas desde a primeira geração do Mégane R.S. O novo modelo francês inaugura uma nova versão do motor 1.8 litros turbo, que debita 300 CV para um binário de 420 Nm.

O novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY vem reforçar a gama Renault Sport, perpetuando a linhagem das versões Trophy, desenvolvidas desde a primeira geração do Mégane R.S. O novo modelo francês inaugura uma nova versão do motor 1.8 litros turbo, que debita 300 CV para um binário de 420 Nm.

Dotado das mais recentes inovações tecnológicas da Renault Sport em matéria de ligações ao solo, como o sistema 4CONTROL de quatro rodas direcionais e os amortecedores de batentes hidráulicos de compressão, o novo MÉGANE R.S. TROPHY está equipado de série com o chassis Cup, que se distingue pelas suspensões com maior rigidez e um diferencial autoblocante mecânico Torsen. Esta versão é, também, enriquecida com travões de disco dianteiros bimatéria, jantes de 19’’ específicas e um jogo de pneus Bridgestone de elevado desempenho, que pode ser combinado com as novas jantes de liga leve exclusivas.

O novo MÉGANE R.S. TROPHY pode ainda ser equipado com uma nova geração de bancos dianteiros Recaro revestidos a Alcântara, e mesmo com um temperamento vincadamente desportivo, continua a ser perfeitamente utilizável no dia a dia, explorando todas as tecnologias do Mégane R.S.

"Estando ligado, desde o ano passado, ao processo de desenvolvimento do Mégane R.S., estou muito feliz por ver a família crescer, com uma versão ainda mais desportiva! Cada novidade integrada no Nnovo Renault MÉGANE R.S. TROPHY está vocacionada para reforçar as capacidades desportivas. É evidente que é positivo dispor de mais potência, de uma ligação à estrada ainda melhor, graças aos pneus e de poder contar com uma força de travagem de nível superior. Gostei também muito da sensação transmitida pelos novos bancos: o poder de retenção durante a utilização desportiva é excelente", afirmou Nico Hülkenberg, piloto da Renault Sport Formula One Team e embaixador da Renault Sport.

Estreia de motor

Estreado no novo MÉGANE R.S., o motor 1.8 turbo de injeção direta beneficia de uma evolução que lhe permite alcançar, pela primeira vez na gama R.S., a fasquia simbólica dos 300 CV (220 kW). O binário foi também aumentado, sendo agora de 420 Nm (+20 Nm) com caixa EDC e de 400 Nm com caixa manual.

A maior potência superior traduz-se em melhores acelerações, inclusive nos altos regimes, e o binário (um dos melhores da sua categoria) tem um papel determinante no prazer de pilotar o MÉGANE R.S. TROPHY. Este aumento dos desempenhos respeita, como é evidente, a nova norma antipoluição Euro6d-Temp, que entra em vigor a 1 de setembro de 2018.

Para compensar o forte aumento da contrapressão do escape, relacionado com a incorporação de um filtro de partículas, os engenheiros concentraram a sua atenção na eficácia do turbocompressor, recorrendo a uma tecnologia vinda diretamente da Fórmula 1.

A turbina, que roda a uma velocidade de aproximadamente 200 000 rpm, está agora montada num rolamento de esferas de cerâmica. Mais leve, mais resistente e mais lisa que o aço, a cerâmica contribui para limitar as fricções. Esta tecnologia permite dividir, por três, a fricção relativamente à tecnologia habitualmente aplicada (película de óleo). Daqui resulta uma redução do tempo de resposta do turbocompressor.

Além do turbocompressor, a nova linha de escape constitui o segundo fator responsável pela melhoria dos desempenhos do motor no novo MÉGANE R.S. TROPHY. Foi integrada na panela de escape traseira uma válvula mecânica que influencia a sonoridade. Esta novidade é também uma estreia na gama R.S.

A posição da válvula, comandada automaticamente em função do modo Multi-Sense selecionado, do regime e da carga do motor, oferece uma dupla sonoridade:

  • Quando a válvula está fechada, os gases de escape seguem uma trajetória concebida de forma a filtrar as baixas frequências, responsáveis pelo fascinante som rouco, e tratar as frequências médias. A sonoridade é então desportiva e confortável para uma utilização no dia a dia.
  • Quando a válvula está aberta, a menor resistência à passagem dos gases permite que estes efetuem um percurso mais direto. Todo o potencial desportivo do motor pode então exprimir-se plenamente, tanto em desempenhos como em sonoridade.

Tal como o novo MÉGANE R.S., a versão TROPHY está disponível com uma dupla oferta de caixas de seis velocidades: manual ou EDC com comando por patilhas ao volante. Com a caixa EDC, o binário máximo atinge 420 Nm, graças a uma cartografia específica.

Chassis melhorado

O modelo francês beneficia de todas as inovações apresentadas no Mégane R.S., começando pela tecnologia 4CONTROL. Este sistema de quatro rodas direcionais permite melhorar a agilidade nas curvas apertadas e a estabilidade nas curvas rápidas.

  • A baixa velocidade, as rodas traseiras viram no sentido oposto ao das rodas dianteiras, com um comportamento incisivo para oferecer uma direção mais direta e uma sensação de extraordinária agilidade, inédita num veículo de tração dianteira.
  • A alta velocidade, todas as rodas, dianteiras e traseiras, viram no mesmo sentido para obter um equilíbrio perfeito do trem traseiro e uma maior estabilidade.

Completamente adaptado a uma utilização desportiva, o Novo MÉGANE R.S. TROPHY está equipado, de série, com o chassis Cup, que se diferencia do chassis Sport por:

  • Um diferencial autoblocante mecânico Torsen;.
  • Amortecedores 25% mais rígidos e molas 30% mais firmes;
  • Barras estabilizadoras mais rígidas em 10%.

De série, o MÉGANE R.S. TROPHY está equipado com discos de travões dianteiros bimatéria. Com uma redução de 1,8 kg por roda em termos de massas não suspensas, oferecem uma melhor dissipação do calor em utilização intensiva, para obter uma melhor resistência. Característica distintiva dos chassis Cup, os estribos Brembo estão pintados de vermelho.

Reconhecível pelas jantes de 19’’ Jerez específicas, o MÉGANE R.S. TROPHY está equipado com pneus Bridgestone Potenza S001, famosos pelo elevado nível de aderência.

Disponíveis durante o ano de 2019, as jantes de liga leve de 19’’ Fuji Light, que permitem ganhar 2 kg por roda, estão equipadas com Bridgestone Potenza S007. Estes pneus, desenvolvidos numa referência específica para a Renault Sport, proporcionam ao Novo Mégane R.S. Trophy uma direção mais direta, uma aderência em curva ainda maior e uma longevidade acrescida em utilização desportiva.

Design

O MÉGANE R.S. TROPHY distingue-se, desde logo, pelo Amarelo Sirius, a cor emblemática das versões Trophy. Todas as cores do catálogo de cores do Mégane R.S. continuam evidentemente disponíveis.

Com um design ao serviço do desempenho, reforçado pelas múltiplas referências ao mundo da competição automóvel, o Novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY é naturalmente expressivo.

  • O stripping TROPHY aplicado na lâmina F1.
  • O desenho específico das jantes de 19’’ Jerez, inspirado no concept Renault Sport R.S.01. O nome das jantes foi escolhido em homenagem ao circuito onde o R.S.01 efetuou as suas primeiras voltas de apresentação ao público.

O novo Renault MÉGANE R.S. TROPHY pode estar equipado, em opção, com os novos bancos Recaro, redesenhados relativamente aos que equipavam o Mégane III R.S.

A estrutura do banco do condutor foi trabalhada para criar uma atmosfera ainda mais desportiva, continuando a preservar um elevado nível de segurança. Combinada com um curso de regulação em altura mais longo, esta conceção oferece ao condutor uma posição ao volante até 20 mm mais baixa, potenciando assim uma extraordinária experiência desportiva.

Dados técnicos:

Combustível

Gasolina

Norma antipoluição

Euro6 D-temp

MOTOR

Tipo

4 cilindros, turbo
injeção direta

Cilindrada (cm3)

1.798

Diâmetro x Curso (mm)

79,7 x 90,1

Número de válvulas

16

Potência máx. kW CEE (cv)

220 (300)

Binário máx. Nm CEE (m.kg)

400 (40,8)

Tipo de distribuição

Por corrente

Stop & Start

Sim

Filtro de partículas

Sim

CAIXA DE VELOCIDADES

Tipo

Manual

Número de velocidades

6

DESEMPENHOS

Aerodinâmica CdA

0,78

Velocidade máx. (km/h)

260

1000 m com arranque parado (s)

24,8

Aceleração 0-100 km/h (s)

5,7

Recuperação 80-120 km/h em 3.ª

3,1

CONSUMO E EMISSÕES

Ciclo misto (l/100 km) NEDC

8,1

CO2 (g/km) NEDC

183

Capacidade do depósito (l)

50

LIGAÇÕES AO SOLO – DIREÇÃO & TRENS

Direção assistida elétrica

Sim

R-EPS Direção mecânica e cremalheira assistida elétrica

Sim

Diâmetro de viragem entre passeios (m)

10,3

TRAVÕES

À frente

Discos ventilados: 355 mm

Atrás

Discos ventilados: 290 mm

Sistema assistência à travagem de urgência

Sim

Controlo eletrónico de estabilidade - ESC

Sim

RODAS E PNEUS

Jantes / Homologação

J19

Medida dos pneus de referência

245/35 R19

Rodas direcionais

4

MASSAS (kg)

Peso em vazio em ordem de marcha (MVODM) mín

1419

Peso máximo autorizado em carga (MMAC)

1899

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