Novo Audi A1 Sportback estreia-se em Portugal

Em 2010, a Audi estreou-se num novo segmento com o A1. Agora, volvidos oito anos, a segunda geração deste compacto está prestes a estrear-se em Portugal com três combinações de design - Basic, Advanced e S line - que podem ser configuradas com a motorização de lançamento 30 TFSI (999 c.c., 116 CV e 200 Nm de binário) disponível em associação a duas escolhas de transmissão: manual com seis relações ou automática S tronic com sete velocidades.

Em 2010, a Audi estreou-se num novo segmento com o A1. Agora, volvidos oito anos, a segunda geração deste compacto está prestes a estrear-se em Portugal com três combinações de design - Basic, Advanced e S line - que podem ser configuradas com a motorização de lançamento 30 TFSI (999 c.c., 116 CV e 200 Nm de binário) disponível em associação a duas escolhas de transmissão: manual com seis relações ou automática S tronic com sete velocidades. 

O A1 Sportback cresceu significativamente quando comparado com o modelo da primeira geração. Mais comprido 56 mm, tem comprimento total de 4,03 metros. A largura permaneceu quase inalterada, nos 1,74 metros, enquanto que a altura situa-se nos 1,41 metros de altura (valor que aumenta para os 1,43 metros se for considerada a antena).

A maior distância entre eixos e as distâncias mais curtas entre o centro das rodas e as extremidades dianteira e traseira da carroçaria contribuem para melhor desempenho dinâmico enquanto que esteticamente conferem visual mais agressivo e desportivo. Os faróis rasgados acrescentam personalidade, num conjunto em que se destacam as três aberturas entre o capô e a grelha frontal, detalhe que os designers da Audi trabalharam com inspiração no carismático modelo Sport quattro, o ícone da marca que fez brilhante carreira no Campeonato Mundial de Ralis a partir de 1984.

A estrutura de linhas de acabamento modulares faz a sua estreia no A1 Sportback, proporcionando um elevado grau de flexibilidade e garantindo maior número de combinações de design exterior e ambientes interiores.

As três combinações de design– Base, Advanced ou S line – permitem ainda associar outros componentes estéticos. O pacote negro define detalhes adicionais em certas superfícies do exterior. A seleção de cores e materiais no interior surge através das opções de ambientes “Interior advanced”, “Interior design selection” e “Interior S line”, cada um deles com vastas possibilidades de seleção de cores e materiais.

Interior

Os designers da Audi focaram-se na premissa de conceber o novo A1 Sportback com o interior mais desportivo do seu segmento. O habitáculo desenvolve-se em torno do condutor, com design emotivo e personalizável. Os comandos e o ecrã MMI touch encontram-se orientados para o condutor.

O novo A1 Sportback é muito mais espaçoso – tornando a vida muito mais confortável para o condutor, o passageiro dianteiro e os passageiros traseiros. Apesar das compactas dimensões exteriores e da linha desportiva do tejadilho, os adultos nos bancos traseiros ainda desfrutam de bastante espaço para as zonas da cabeça e das pernas.

A capacidade da bagageira aumentou em 65 litros. Com os bancos em posição normal, a volumetria é de 335 litros; com os bancos traseiros rebatidos, o valor aumenta para 1090 litros. A altura do acesso ao compartimento de carga é confortavelmente baixa: 67 centímetros.

O novo Audi A1 Sportback está apto para o futuro digital: mesmo na versão base o painel de instrumentos é totalmente digital, com ecrã de alta resolução com 10,25 polegadas, ao qual está associado volante multifunções. O Audi virtual cockpit, disponível como opção, amplia a gama de funções e informações que se tornam mais abrangentes e diversificadas, como mapas de navegação animados e gráficos de alguns sistemas de assistência à condução, tudo dentro do ângulo de visão do condutor.

O conceito de Infotainment no novo A1 Sportback foi portado de modelos de segmentos superiores. O rádio MMI Plus, cuja operação pode ser feita através do toque no ecrã e nos botões do volante multifunções. A variante topo de gama dos sistemas de infotainment é preenchida pelo MMI Navigation Plus que possui ecrã MMI touch com 10,1 polegadas. A operação é feita tal como num smartphone atual, incorporando também comandos de voz com interpretação de linguagem natural.

Motores

Seja para uma utilização em zonas urbanas, seja para uma viagem mais longa, a gama de propulsores torna a condução do novo Audi A1 Sportback particularmente divertida. O portefólio abrange unidades eficientes alimentadas a gasolina com potências compreendidas entre os 95CV (70 kW) e os 200 CV (147 kW), todos com sobrealimentação, injeção direta de combustível e filtro de partículas.

Na fase de lançamento está disponível a motorização 30 TFSI (1.0 c.c. e 116 CV), seguindo-se em data posterior as restantes variantes: 25 TFSI (1.0 c.c. e 95 CV), 35 TFSI COD (1.5 c.c. e 150 CV) e 40 TFSI (2.0 c.c. e 200 CV).

De segunda a sábado,

consulte os especialistas em Motores, Atualidade, Entretenimento, Lifestyle, Tecnologia e Desporto.

Subscreva para receber no seu email, a dose diária recomendada de informação, sem contraindicações.