Jaguar XE 300 SPORT e XE SV Project 8: Arte em movimento

A Jaguar celebrou a partilha do mesmo sangue pelo XE 300 SPORT e XE SV Project 8 com a criação de uma peça de arte única: os dois modelos percorreram as areias de Pendine Sands para desenhar uma hélice dupla gigante.

A Jaguar celebrou a partilha do mesmo sangue pelo XE 300 SPORT e XE SV Project 8 com a criação de uma peça de arte única: os dois modelos percorreram as areias de Pendine Sands para desenhar uma hélice dupla gigante.

O ADN partilhado pelo XE e SV Project 8 tem como base uma estrutura de alumínio leve, uma dinâmica e manobrabilidade fora de série e uma tração às quatro rodas sem paralelo, que fez com que os dois veículos Jaguar pudessem realizar uma obra de arte com 1000 metros de comprimento e extremamente precisa.

Para encontrar o espaço necessário para desenhar uma imagem com estas dimensões, a Jaguar teve de viajar até Pendine Sands, no País de Gales onde, à semelhança do que acontece com a história da Jaguar, existe uma tradição repleta de êxitos e records de velocidade e de desempenhos de alto rendimento.

"A construção do chassis de alumínio do XE permitiu a criação de um veículo tão especial como o Project 8. Estas duas berlinas partilham o mesmo ADN, pelo que ambas têm uma excelente manobrabilidade, excelentes prestações e uma dinâmica sem par", afirmou Mike Cross, Chief Engineer do Vehicle Integrity da Jaguar Land Rover.

A demonstração de uma dinâmica de precisão bem afinada pode ser comprovada no Jaguar XE 300 SPORT na sua volta no esquecido circuito de Charade, em França, onde Vincent Radermecker fez a volta mais rápida com uma berlina de fabrico em série no percurso original de 8 km, cuja última corrida teve lugar há 30 anos.

Desde o seu lançamento em 2017, o XE SV Project 8 bateu inúmeros recordes de velocidade, como o estabelecido com a volta mais rápida efetuada por uma berlina de 4 portas, com um veículo com caraterísticas de um modelo de fabrico em série, no circuito de Nürburgring Nordschleife, com um tempo de 7 minutos e 21,23 segundos. No mês passado, a super berlina conseguiu nos EUA uma volta recorde no circuito de Weather Tech Raceway de Laguna Seca, em Monterey, Califórnia, com um tempo de 1 minuto e 37,54 segundos.

O Jaguar XE 300 SPORT encontra-se disponível apenas com motor a gasolina Ingenium de 2.0 litros e 300 CV e todos os 300 SPORT contam com o acabamento exclusivo em Dark Satin Grey nas jantes, pára-choques traseiro, nos acabamentos em redor da grelha e nas carcaças dos espelhos retrovisores. Além disso, os dísticos 300 SPORT na grelha dianteira e na bagageira contam com o mesmo acabamento.

De segunda a sábado,

consulte os especialistas em Motores, Atualidade, Entretenimento, Lifestyle, Tecnologia e Desporto.

Subscreva para receber no seu email, a dose diária recomendada de informação, sem contraindicações.