Chevrolet revela Camaro Yanko que chega aos 1000 CV

Os “petrolhead” sabem o que é um Camaro Yanko, mas para os que não sabem o que é, aqui fica a explicação antes de lhe revelarmos o mais recente Camaro Yanko.

Os “petrolhead” sabem o que é um Camaro Yanko, mas para os que não sabem o que é, aqui fica a explicação antes de lhe revelarmos o mais recente Camaro Yanko.

O Chavrolet Camaro Yanko ou, mais concretamente, o Yanko Super Camaro (Yanko SC) era um Camaro altamente modificado pela Yanko Chevrolet, propriedade de um piloto e concessionário da marca americana chamado Don Yenko. Pegou num Camaro SS equipado com o motor L78 com 7 litros de cilindrada, com um diferencial traseiro 4.10 e suspensões reforçadas. Com 450 CV e um capô feito em fibra de vidro, era um “muscle car” fabuloso. Foram produzidos apenas 106 exemplares. Don Yenko insistiu e o sucesso do carro construído em 1967, levou-o a manter o Yanko SC com mais potência e alguns retoques no exterior do carro. Foram apenas fabricados 64 carros e só sobreviveram cerca de metade deles. A série terminou em 1969, tendo vendido 201 carros com mais algumas alterações, como a opção de caixa manual de quatro velocidades ou automática. Em 2010, a GM recuperou o nome Yanko para um Camaro que apresentou no certame SEMA, equipado com um V8 de 6.2 litros do Camaro SS.

Dezoito anos depois, volta o Camaro Yanko SC, feito com base no Chevrolet Camaro, modelo de 2019, e terá a mesma nomenclatura do passado. Assim, termos um Yanko SC Stage 1, com o bloco V8 de 6.8 litros com bloco em alumínio, jma cambota em aço forjado, pistões em alumínio forjado e cabeças especiais. O motor está equipado com um compressor especial. Com estas modificações, o bloco V8 debita 835 CV, nada menos que 380 CV a mais que um Camaro SS!

O carro tem um capô em fibra de carbono e jantes de 20 polegadas com acabamento em cinzento metalizado. As mudanças no interior são poucas, exceção feita aos logótipos sYc bordados nos encostos de cabeça e tapetes com o nome Yanko. Placas anunciam ser esta uma série especial numerada.

Depois, há um Camaro Yanko SC Stage 2 que é, basicamente, igual, mas tem uma enorme diferença no motor. Um compressor mais poderoso cerca de 20%, cabeças de motor maiores e uma injeção modificada. O escape é diferente e todas essas modificações permitem que o V8 de 6.2 litros chegue aos 1000 CV e 1185 Nm de binário. As jantes de liga leve são dos poucos detalhes que diferenciam os dois carros, embora o Camaro Yanko SC Stage 2 seja baseado no Camaro SS 1LE, por isso tem uma suspensão mais despotivo, amortecedores pilotados e um diferencial autoblocante. No interior há bancos Recaro. A produção destes Chevrolet Camaro Yanko SC Stage 1 e Stage 2 está limitada a 25 unidades que, acredita-se, já estarão todas vendidas a preços que a GM não divulgou.

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