Com o lema "Um Desafio ao Futuro", além do ex-líder do PSD e filho do antigo governador-geral de Moçambique Baltazar Rebelo de Sousa, o evento, a decorrer entre 02 e 04 de dezembro, terá também como oradores o ex-ministro das Finanças Jorge Braga de Macedo e o presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), Vasco Rato.

Lançado em agosto do ano passado pelo Grupo Soico, o maior grupo de comunicação social privado de Moçambique, o Fórum Mozefo conta na sua comissão de honra com 25 personalidades, entre as quais o ex-Presidente Joaquim Chissano, a ex-primeira-ministra Luísa Diogo, o bastonário da Ordem dos Advogados, Tomás Timbane, o bispo anglicano Dinis Sengulane, o empresário Salimo Abdula e o escritor Mia Couto, que também serão oradores no evento.

O Fórum Económico e Social de Moçambique foi antecedido por um ciclo de cinco conferências temáticas, que, desde novembro do ano passado, foram dedicadas aos recursos energéticos, agricultura e pescas, serviços financeiros e turismo.

Num comunicado divulgado na altura do lançamento da iniciativa, o Grupo Soico referia que o Fórum vai criar "uma plataforma que fomente a sintonia entre os órgãos decisores públicos e privados na identificação dos principais desafios de Moçambique, atendendo aos instrumentos já existentes como a Agenda 2025, o Mecanismo de Revisão de Pares e a Agenda 2063".

Do resultado dos debates vão nascer propostas de linhas de ação, que serão posteriormente acompanhadas, "estabelecendo pontos de monitorização e interação regulares e garantindo a continuidade dos temas entre os fóruns Mozefo", refere-se na nota.

O projeto será acompanhado por um conselho científico que reúne as principais instituições académicas do país, como as universidades Eduardo Mondlane, Politécnica e Unilúrio.

PMA (HB) // APN

Lusa/Fim