"Os indivíduos foram detidos por desobediência e em casos registados nas últimas 48 horas", disse Orlando Modumane, falando durante uma conferência de imprensa conjunta no Ministério da Saúde em Maputo.

No total, a polícia moçambicana registou um total de seis casos , nas província de Sofala, Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia e cidade de Maputo.

Das ocorrências, segundo o porta-voz da polícia moçambicana, foram apreendidos três viaturas, 27 motorizadas, 254 bicicletas, além de ter sido encerrados 78 estabelecimentos comerciais.

Moçambique regista 10 casos confirmados oficialmente, sem mortes e com um deles recuperado, após 424 testes desde o início da pandemia, em 11 de março, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

O país vive em estado de emergência, com espaços de diversão e lazer encerrados, proibição de todo o tipo de eventos, de aglomerações superiores a 10 pessoas e limitações na lotação de transportes.

Além do fecho de escolas, suspensão de vistos e desaconselhamento à aglomeração de pessoas, medidas já aplicadas desde 23 de março, são proibidos todos os eventos públicos e privados, incluindo cultos religiosos.

O estado de emergência vai durar todo o mês de abril e permite às forças de defesa e segurança intervir em caso de desrespeito pelas medidas aprovadas.

EYAC // PJA

Lusa/FIm