Uma delegação em representação da bancada, liderada pelos deputados Francisco Branco e Maria Angélica Rangel, apresentou a denúncia hoje na Polícia Científica de Investigação Criminal (PCIC), em Díli.

"A bancada da Fretilin apela às autoridades competentes, da PCIC e da PNTL [Polícia Nacional de Timor-Leste], para que investiguem o caso e está pronta a dar toda a colaboração necessária para facilitar o processo", refere um comunicado do partido colocado na sua página no Facebook.

"A bancada da Fretilin exige aplicação de todas as medidas legais contra o autor destas ameaças e que tome medidas para prevenir ameaças ou intenção de intimidar a oposição", refere.

Maria Angélica Rangel explicou à Lusa que foi diretamente visada pelas ameaças num dos momentos em que intervinha no debate com o Governo e com o representante para os assuntos do Mar de Timor, Xanana Gusmão, na passada terça-feira.

"Num dos momentos em que estava a intervir no debate eu fiz mais uma pergunta a Xanana. E nesse momento ele levantou-se e disse: aquela mulher que fala contra Xanana vai levar um tiro na cabeça", explicou.

"Disse isso no momento em que eu estava a intervir. Por isso foi uma ameaça direta a mim", afirmou.

A identidade do individuo responsável pela ameaça deverá ser agora confirmada nas câmaras de segurança do parlamento, disse.

Na nota hoje divulgada, a bancada da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), apela a todos os cidadãos para que estejam alertas e informem às autoridades sobre quaisquer atividades que ameaçam o processo democrático e a segurança individual ou pública.

ASP // FST

Lusa/Fim