"Infelizmente, as vítimas pararam a sua viatura numa vila onde a população acredita em boatos e foram linchados", disse Frank Elias, alto comissário do Maláui em Moçambique, citado pelo canal privado Stv.

Um dos mortos era agente da Polícia da República de Moçambique, que se fazia acompanhar de duas pessoas, uma das quais sobreviveu.

Os três moçambicanos tinham como destino a Tanzânia e supõe-se que tenham estacionado o carro para descansar, tendo a população local os associado a "disseminadores da covid-19".

As autoridades moçambicanas ainda não foram notificadas oficialmente e os corpos vão ser transferidos na terça-feira para Moçambique.

"Até aqui sabemos que foi uma ação popular, numa situação de medo e de preocupação. É uma coisa muito triste", afirmou a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verônica Macamo.

O Maláui disse que os autores do crime já estão sob custódia policial.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 73 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 250 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

O número de mortes devido à covid-19 em África subiu para 442 num universo de pelo menos 9.457 casos registados em 52 países, de acordo com a mais recente atualização dos dados da pandemia no continente.

EYAC // SR

Lusa/Fim