O anúncio foi hoje feito pelo presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Santos, anfitrião da VIII Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP) e que desde quinta-feira aguardava pela chegada do seu homólogo brasileiro, Rodrigo Maia.

Rodrigo Maia preside à AP-CPLP e deveria ter passado na quinta-feira o testemunho a Jorge Santos nestas funções, mas anunciou um atraso na viagem.

Segundo Jorge Santos, o parlamentar brasileiro era esperado às 23:00 (24:00 em Lisboa) de quinta-feira na cidade da Praia, mas devido a "um percalço mecânico o aparelho não pôde fazer a sua aterragem".

Por esta razão, explicou, Rodrigo Maia não estará presente na VIII AP-CPLP, que decorre com o lema "CPLP -- Uma comunidade de pessoas", sendo substituído nas funções pelo deputado brasileiro Márcio Marinho.

Igualmente ausente estará a deputada brasileira Rosangela Gomes, presidente da Rede de Mulheres Parlamentares.

No seu discurso de passagem de testemunho, em nome de Rodrigo Maia, o deputado Márcio Marinho enalteceu o programa de atividades da futura presidência da AP-CPLP, a cargo de Cabo Verde, que classificou de "ainda mais ambicioso".

"É bem o que esperamos, que a cada reunião este órgão tenha cada vez mais avanços a comemorar", disse.

SMM/RYPE // VM

Lusa/Fim