Está na altura de “estreitar laços”, diz Trump a Putin

  • ECO
  • 16 Julho 2018

Os temas discutidos na conversa entre Trump e Putin vão ser focados na questão militar e nuclear, no comércio e ainda na China.

Depois de dizer num tweet que a relação entre os EUA e a Rússia “nunca foi tão má”, horas antes do encontro com Putin, Trump diz que é altura de estreitar os laços. “É uma coisa boa darmo-nos bem com a Rússia”, afirmou no início da cimeira bilateral em Helsínquia.

As declarações aos jornalistas foram feitas antes de Trump e Putin seguirem para a conversa em privado, e o presidente norte-americano deixou algumas pistas sobre os assuntos que vão discutir.

O comércio, a questão militar e nuclear, e também a China, vão estar em cima da mesa, com Trump a referir o presidente chinês Xi Jinping, como “amigo mútuo” dele e de Putin.

No seu tweet colocou a culpa em Washington pelas más relações com a Rússia. Na conferência que antecedeu a conversa, declarou que “o mundo quer ver-nos a dar bem”, e afirmou que os países são as maiores potências nucleares mundiais. “Detemos 90% do arsenal nuclear e isso não é bom. Espero que consigamos falar sobre isso”, continuou o presidente dos EUA.

Congratulou ainda o presidente russo pela organização do Campeonato do Mundo de Futebol ao revelar que viu os jogos e estavam “muito bonitos” e bem organizados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Está na altura de “estreitar laços”, diz Trump a Putin

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião