Brexit: Milhares de manifestantes em Londres pedem segundo referendo

  • Lusa
  • 23 Junho 2018

Milhares de pessoas estão a manifestar-se, este sábado, em Londres, pedindo um segundo referindo ao Brexit. “Ainda não saímos” ou “Queremos ter a palavra sobre o brexit", lê-se nos cartazes.

Milhares de pessoas estão a manifestar-se, este sábado, no centro de Londres pedindo um segundo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), dois anos depois da primeira consulta na qual os britânicos aprovaram o ‘brexit’.

Os manifestantes desfilam até à praça do Parlamento com bandeiras da UE e cartazes onde se pode ler “Ainda não saímos” ou “Queremos ter a palavra sobre o ‘brexit’”.

O objetivo é pedir ao governo e a todos os partidos políticos que permitam que os britânicos votem sobre se aceitam ou não o acordo sobre o ‘brexit’ que a primeira-ministra Theresa May fizer com o bloco comunitário.

O Reino Unido está na fase final das negociações com Bruxelas sobre a saída britânica.

A manifestação foi organizada pelo movimento The People’s Vote (O voto do povo) e conta com o apoio de figuras destacadas, entre as quais o líder do Partido Liberal Democrata (a terceira formação do país), Vince Cable.

Aquele movimento argumenta que a opinião pública está a voltar-se contra o ‘brexit’ à medida que os seus custos económicos se tornam mais claros.

Segundo a agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP), o ‘brexit’ tem já um claro efeito na economia britânica, as famílias estão mais pobres, as empresas mais cautelosas e o mercado imobiliário arrefeceu.

No referendo há dois anos o ‘brexit’ foi aprovado por 53,4% dos britânicos contra 46,6%.

O Reino Unido deverá abandonar a União a 29 de março de 2019, mas Londres e Bruxelas ainda não chegaram a acordo sobre a sua futura relação comercial ou sobre a fronteira entre as duas Irlandas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson, insistiu hoje numa saída “completa” da União Europeia (UE), num artigo publicado no jornal “The Sun”.

Johnson sinalizou que a população não irá tolerar uma retirada “suave” do bloco europeu – defendida por algumas camadas políticas – pois tal passaria uma imagem indefinida.

O chefe da diplomacia, que votou a favor do ‘brexit’ no referendo de há dois anos, disse que os britânicos querem que o Governo “cumpra o mandato público” com uma saída total da UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: Milhares de manifestantes em Londres pedem segundo referendo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião