5 coisas que vão marcar o dia

Nesta segunda-feira arranca, em Sintra, o 5º Fórum anual do BCE. O dia será ainda marcado pela OPV da Raize, entrada em ex-dividendo da Semapa, greve dos professores e acordo de Concertação Social.

Os olhos dos investidores prometem estar virados para Sintra nesta segunda-feira, onde tem início o 5º Fórum anual do BCE. Estarão presentes, para além de Mário Draghi, Jerome Powell e Haruhiko Kuroda, presidentes dos bancos centrais da Zona Euro, EUA e Japão. O dia será ainda marcado pelo início da oferta pública de subscrição da Raize que pretende ser cotada na bolsa nacional em julho. É também dia de o rumo das ações da Semapa ser afetado pelo desconto do dividendo que será distribuído a 20 de junho. Também os professores dão início a um período de greve às avaliações que decorrerá até 29 de junho. Será ainda assinado o acordo de Concertação Social.

Responsáveis dos Bancos Centrais concentrados em Sintra

Entre esta segunda-feira e quarta-feira decorre o 5.º Fórum anual do BCE sobre bancos centrais. Para além de Mário Draghi, o evento organizado pelo Banco Central Europeu (BCE) levará a Sintra nomes como Jerome Powell, o novo Presidente da Reserva Federal dos EUA, ou Haruhiko Kuroda, Governador do Banco do Japão. A fixação de preços e salários nas economias avançada é o tema escolhido para o fórum deste ano. O evento arranca às 18h30 desta segunda-feira, com um jantar que contará com comentários de abertura do presidente do BCE e com o discurso de Lawrence H. Summers, professor e diretor do Centro Mossavar-Rahmani de Negócios e Governo da Universidade de Harvard.

Raize avança com OPA. Está quase na bolsa

A Raize, plataforma portuguesa de crowdfunding e a maior bolsa nacional de empréstimos a PME, vai dar o primeiro passo rumo à entrada em bolsa. Arranca esta segunda-feira a oferta pública de venda inicial dos títulos da empresa que têm um preço de 2,00 euros. A plataforma vai disponibilizar na OPV inicial um total de 750.000 ações, que representam 15% do capital da sociedade. O período a oferta prolonga-se até 12 de julho, seguindo-se a entrada em bolsa, no dia 18.

Semapa desconta dividendo

As ações da Semapa estão em destaque no arranque da semana bolsista, já que entram em ex-dividendo nesta segunda-feira. A holding liderada por Pedro Queiroz Pereira irá descontar o dividendo de 45 cêntimos por ação relativo aos resultados alcançados no ano passado que será distribuído pelos acionistas da holding de Pedro Queiroz Pereira no próximo dia 20 de junho. O rumo dos títulos da Semapa deverá estar assim sob pressão nesta sessão.

Professores em greve às avaliações

Esta segunda-feira tem início um período que promete ser marcado por greves dos professores. A primeira paralisação arranca hoje e deverá decorrer até 29 de junho, tendo como alvo as avaliações marcadas para esse período. A greve foi agendada pelo recém-formado Sindicato de Todos os Professores (S.T.O.P.), bem como pela Federação Nacional de Professores (FENPROF) e a Federação Nacional da Educação (FNE).

Assinatura do acordo de Concertação Social

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, e os secretários de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, e da Segurança Social, Cláudia Joaquim, participam na cerimónia de assinatura do acordo de Concertação Social “Combater a precariedade e reduzir a segmentação laboral e promover um maior dinamismo da negociação coletiva”. Entre as medidas abrangidas neste acordo estão restrições à contratação a prazo, sendo eliminado ainda o banco de horas individual, sendo possível porém que este instrumento seja instituído por acordo de grupo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião