Vem aí o Android com sabor a Oreo. O que muda?

Novo sistema operativo da Google é duas vezes mais rápido. Deverá chegar aos telemóveis mais recentes em breve.

A Google apresentou esta segunda-feira o Android 8.0 Oreo

É o super-homem? Não, é o super Android, pelo menos aos olhos da Google. A empresa lançou o Android O, a nova versão do sistema operativo móvel da marca. Desta vez, e como já é habitual, o sistema traz um sabor bem conhecido de todos: o sabor a Oreo.

O novo sistema foi apresentado num evento nos Estados Unidos esta segunda-feira, mas a própria transmissão do evento, que teve como tema o eclipse solar que foi visto a partir do país neste dia, viu-se eclipsada oito minutos após ter começado. Assim, foi pelo Twitter que chegaram as principais novidades.

Entre as melhorias, a empresa promete um sistema duas vezes mais rápido, capaz de minimizar a atividade em segundo plano para tornar a navegação mais leve. Mas a Google destaca a funcionalidade Picture-in-Picture, que “permite ver duas aplicações ao mesmo tempo, como ter super poderes e visão laser”.

A nova funcionalidade Picture-in-Picture permite, por exemplo, fazer uma video-chamada ao mesmo tempo a que se acede ao calendário

As notificações nas várias aplicações surgem logo acima do ícone da app e, por falar em apps, vai poder usá-las sem sequer as instalar, uma opção já antecipada pelo mercado e que, provavelmente, mais cedo ou mais tarde chegará também à concorrência.

A Google volta ainda a apostar em força no Google Assistant, o assistente virtual que tem vindo a desenvolver e que, uma vez mais, tem direito a um ícone próprio no canto do ecrã principal. Mas se a sua praia são mesmo os emoji, terá 60 novas figuras para utilizar em publicações, conversas e por aí em diante:

(Notícia atualizada às 20h22 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vem aí o Android com sabor a Oreo. O que muda?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião