Varoufakis em Lisboa no 25 de abril. Vai descer a Avenida da Liberdade

  • ECO
  • 23 Abril 2018

O ex-ministro das Finanças da Grécia vai descer a Avenida da Liberdade no 25 de Abril. Vai unir-se ao movimento nacional LIVRE para criar uma lista pan-europeia para concorrer às eleições de 2019.

Yanis Varoufakis vai estar em Lisboa no feriado do 25 de Abril para assinalar os 44 anos da revolução portuguesa. O movimento criado pelo ex-ministro das Finanças grego vai unir-se ao movimento nacional LIVRE para criar uma espécie de lista pan-europeia para concorrer às eleições de 2019.

De acordo com um comunicado enviado às redações pelo movimento LIVRE, citado pelo Público (acesso condicionado), Varoufakis vai descer a Avenida da Liberdade no dia que recorda a revolução dos cravos. A desfilar por Lisboa vão estar ainda outros movimentos pan-europeus, entre eles o francês Géneration.s, o Alternativet, da Dinamarca, o alemão Bündnis – DiEM25, o DeMA, de Itália, e o polaco Razem.

O movimento da Grécia DiEM25 e o português LIVRE estão a construir uma espécie de lista pan-europeia com o objetivo de concorrer às eleições da Europa no próximo ano, diz o Público. Nesse âmbitos, vários dirigentes, incluindo nacionais, reuniram-se em Nápoles na primeira reunião do Conselho para a Lista Transnacional, para debater soluções de combate à emergência do “nacional-populismo e o marasmo” da União Europeia.

A segunda reunião desse Conselho vai acontecer no dia seguinte ao desfile, pelas 9h30, na Biblioteca de São Lázaro, em Lisboa. Pelas 18h30 haverá uma conferência de imprensa onde serão apresentados os resultados do encontro, e ainda “o nome do movimento, o conteúdo do código de ética que os candidatos da lista terão de seguir e os progressos feitos a nível de programa eleitoral comum”, lê-se no comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Varoufakis em Lisboa no 25 de abril. Vai descer a Avenida da Liberdade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião