A promessa foi feita durante um encontro com o ministro das Finanças guineense, João Fadiá, no âmbito de uma visita que Abdoulaye Diop, recentemente nomeado para o posto, iniciou sexta-feira à Guiné-Bissau.

Em comunicado à imprensa, o Ministério das Finanças refere que o novo presidente da UEMOA "prometeu prosseguir com a assistência financeira à Guiné-Bissau tendente a superar os desafios económicos existentes".

"A ocasião serviu para o ministro das Finanças solicitar ao presidente da comissão da UEMOA assistência técnica na gestão e arrecadação de impostos", incluindo apoio na consolidação e cobrança do IVA, refere o comunicado.

O ministro das Finanças informou também o presidente da comissão da UEMOA sobre a situação financeira da Guiné-Bissau e sobre os apoios que aguarda da organização.

A visita de Abdoulaye Diop termina no domingo, estando ainda previsto um encontro com o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló.

A UEMOA foi fundada em janeiro de 1994 e tem nove estados-membros, nomeadamente o Benim, Burquina-Faso, Costa do Marfim, Mali, Níger, Senegal, Togo e Guiné-Bissau.

MSE // JLG

Lusa/Fim