Turquia apresenta queixa contra os Estados Unidos na OMC

  • Lusa
  • 20 Agosto 2018

A Turquia vai contestar formalmente na Organização Mundial do Comércio (OMC) as taxas alfandegárias impostas pelo Presidente Donald Trump às importações de aço e alumínio.

A Turquia apresentou queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC) a contestar as taxas aduaneiras impostas ao aço e ao alumínio pelos Estados Unidos, segundo um documento divulgado esta segunda-feira.

A Turquia pediu formalmente a abertura de “consultas” com os Estados Unidos sobre as tarifas de 25% para o aço e de 10% para o alumínio, numa primeira etapa para a resolução dos diferendos.

Ancara considera que as medidas comerciais restritivas “são incompatíveis com um certo número de disposições” da OMC e espera agora uma resposta dos Estados Unidos tendo em vista estabelecer uma data para iniciar consultas, indica o documento distribuído aos membros da organização.

Vários membros da OMC já recorreram à organização para contestar as taxas norte-americanas, incluindo União Europeia, China, Rússia, México e Canadá.

Segundo as regras da OMC, se passarem 60 dias sem consultas que levem a uma resolução do conflito, a Turquia pode pedir à organização que estabeleça um procedimento de arbitragem, dando início a um longo processo que pode durar anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turquia apresenta queixa contra os Estados Unidos na OMC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião