Telefónica refinancia mais de um terço da dívida

A operadora espanhola refinanciou 34% da sua dívida num total de 19 mil milhões de euros, alargando a maturidade de 6,4 para 9,3 anos. Mais de 70% da dívida está agora sujeita a regime fixo.

A operadora espanhola Telefónica refinanciou 34% da sua dívida num total de 19 mil milhões de euros. O montante equivale a 20% do valor da companhia, tendo em conta que a dívida líquida da empresa no final do ano passado era de 44,2 mil milhões de euros e a companhia encontra-se avaliada em 96,2 mil milhões de euros. A notícia foi avançada pelo jornal espanhol Cinco Días.

Segundo o jornal, a empresa reuniu esta sexta-feira com investidores e analistas, onde explicou o processo de refinanciamento de dívida. A maturidade foi estendida em 18 meses, o que situa a maturidade média da dívida da Telefónica em 9,3 anos com 71% em regime fixo. Antes, segundo dados do final de 2016, era de 6,4 anos, com apenas 51% da dívida em regime fixo.

O objetivo da estratégia, explica o Cinco Días, foi o de reduzir custos e aumentar a percentagem de dívida sujeita a regime de fixo. Assim, a empresa apresenta novas garantias de liquidez e reiterou o compromisso de pagar um dividendo de 40 cêntimos por ação, num total superior a dois mil milhões de euros em remunerações aos acionistas.

A Telefónica disse ainda que captou recursos financeiros em 10,75 mil milhões de euros: 3.000 milhões com emissão de obrigações seniores, 2.250 milhões por refinanciamento de híbridos e 5.500 por refinanciamento de dívida bancária.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Telefónica refinancia mais de um terço da dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião