Taxa de poupança das famílias diminui no primeiro trimestre

  • Lusa
  • 22 Junho 2018

Taxa de poupança das família diminuiu nos três primeiros meses do ano, porque o rendimento disponível aumentou em virtude da mudança no regime de pagamento dos subsídios de Natal e de férias.

A taxa de poupança das famílias diminuiu para 5,1% do rendimento disponível no primeiro trimestre, menos 0,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior, segundo divulgou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Este decréscimo resultou de um aumento do rendimento disponível inferior ao da despesa de consumo final”, que apresentaram aumentos de 0,6% e 0,8%, respetivamente, explica o INE.

Este decréscimo resultou de um aumento do rendimento disponível inferior ao da despesa de consumo final.

Destaque no INE

A subida do rendimento disponível das famílias deveu-se ao aumento das remunerações recebidas, que cresceram 0,7%, mas menos do que no trimestre anterior (1,6%). “Esta desaceleração estará influenciada pelas alterações no regime de pagamento dos subsídios de Natal e de férias que, nomeadamente no setor das Administrações Publicas, deixaram de ser pagos em duodécimos. Este efeito será tendencialmente neutro no conjunto do ano de 2018″, afirma o INE.

Segundo o gabinete de estatística, a capacidade de financiamento da economia situou-se em 1,2% do PIB no ano terminado no primeiro trimestre de 2018, resultado idêntico ao observado para o trimestre anterior.

Já a capacidade de financiamento exclusivamente das famílias diminuiu ligeiramente de 1,4% para 1,3% do PIB no ano acabado no primeiro trimestre de 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de poupança das famílias diminui no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião