Com a contribuição da Suécia, "mais de 100 mil famílias terão acesso a energia limpa e fiável" naquele distrito do sul de Moçambique, referiu a embaixada numa nota enviada à comunicação social.

"Uma infraestrutura de energia elétrica estável, segura e menos vulnerável a desastres relacionados com as mudanças climáticas é crucial para a eletrificação de Vilanculos e este apoio adicional da Suécia vai ajudar nesse sentido", referiu Mette Sunnergren, embaixadora da Suécia em Moçambique, citada na nota.

Segundo a embaixada, trata-se de um apoio adicional, que totaliza 44 milhões de dólares (37 milhões de euros) já disponibilizados pela Suécia para eletrificação de Vilanculos.

O novo montante vai servir para a reabilitação de 14 quilómetros de linha de energia danificada pelo ciclone Idai, que fustigou o país em 2019, causando perda de receitas da EDM e consequente atraso do processo de fortalecimentos e expansão de energia.

"Através deste financiamento adicional o número de novas ligações passará dos atuais 6.750 para 10.000 ligações, maioritariamente em Vilanculos", concluiu o documento.

Segundo os últimos dados da EDM, a energia elétrica chega a 40% da população moçambicana, com 36% a receber da rede nacional e cerca de 4% através de fontes alternativas.

LYN // LFS

Lusa/Fim