Salários dos deputados quase que duplicam com ajudas extra

  • ECO
  • 23 Abril 2018

Um deputado recebe um ordenado base de 3.600 euros, mas arrecada quase outro tanto com subsídios e apoios extra. Só este ano, a Assembleia da República já gastou mais de 1,2 milhões de euros.

Depois da polémica à volta das viagens dos deputados das regiões autónomas, há um dado novo para adensar a polémica. Os deputados da Assembleia da Republica recebem apoios e subsídios por parte do Estado que praticamente duplicam o salário base. Os deputados ganham um ordenado bruto de 3.600 euros e recebem cerca de 2.200 euros de subsídios.

A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias (acesso pago), desta segunda-feira, e dá conta de que só este ano, a Assembleia da República já gastou 1.206.140,86 euros em despesas com deslocações de deputados, ou para casa ou em trabalho político no seu círculo eleitoral. Em 2017, este montante tinha totalizado os 3.221.092,76 euros.

Os subsídios em questão

Entre os apoios que ajudam a engordar o salários dos deputados estão senhas de presença, apoio para trabalhos de proximidade com o eleitorado e ajudas nas deslocações. O apoio para trabalhos de proximidade, que segundo a organização dos trabalhos parlamentares, acontece sempre à segunda-feira, é um valor cedido todos os meses e que ronda os 376,32 euros e tem a particularidade de não necessitar de comprovativo.

A juntar a este, há ainda as senhas de presença para os restantes dias da semana. Assim, os deputados que vivam fora da área metropolitana de Lisboa têm direito, a uma senha de presença diária de 69,19 euros, o que implica que recebem só por marcar presença no plenário ou em trabalho de comissões, mais de 1100 euros.

No total, entre senhas de presença, apoio para deslocações e para trabalho com o eleitorado, um deputado eleito pelo Porto pode chegar a receber 2.200 euros, um eleito por Faro pode atingir os 2.100 euros e um de Bragança 2.700 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salários dos deputados quase que duplicam com ajudas extra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião