"É um desrespeito para a Assembleia da República que as eventuais respostas do senhor primeiro-ministro às perguntas que o PSD ontem [quarta-feira] colocou sobre a atuação do SIS no caso do portátil do adjunto do ministro das Infraestruturas ainda não tenham dado entrada no parlamento, mas desde as 06:30 da manhã já estejam na comunicação social", criticou Joaquim Miranda Sarmento, em declarações aos jornalistas no final da reunião do grupo parlamentar.

O líder parlamentar social-democrata escusou-se a comentar o conteúdo das respostas divulgadas hoje Lusa, "enquanto não forem oficiais".

"Mas se se confirmar que aquelas respostas que estão na comunicação social são as que o primeiro-ministro irá entregar neste parlamento, então é uma enorme falta de respeito pelo parlamento e uma falha grave no funcionamento das instituições", acusou.

Questionado se o PSD não recebeu diretamente as respostas por parte de António Costa, Miranda Sarmento respondeu negativamente.

"Não recebemos diretamente nem esse seria o canal, o canal é através da Assembleia da República e os serviços da Assembleia da República ainda não receberam. Se se confirmar que são as mesmas que estão na comunicação social, é um grave atropelo ao funcionamento das instituições", reiterou.

As respostas do primeiro-ministro, divulgadas pela Lusa, já foram, entretanto, publicadas no portal do Governo na Internet, mas no site do parlamento -- no separador dedicado a "perguntas e requerimentos" -- não consta nem a pergunta do PSD, anunciada na quarta-feira, nem a respetiva resposta.

SMA (PMF) // PMC

Lusa/Fim