Preço das casas no centro histórico de Lisboa duplicou desde a crise

O preço médio das casas no centro histórico de Lisboa já é de 4.472 euros por metro quadrado. É mais do dobro do que em 2013, quando se registaram os preços mais baixos.

O aumento dos preços das casas no centro histórico de Lisboa tem vindo a abrandar, mas mantém-se. No segundo semestre do ano passado, os preços aumentaram perto de 6% e já ultrapassam os 4.400 euros por metro quadrado. E, numa análise mais alargada, o aumento é revelador: desde 2013, ano em que os preços nesta área da capital registaram o valor mais baixo desde que o levantamento é feito, o preço do metro quadrado mais do que duplicou.

Os dados, divulgados esta segunda-feira, são da consultora Confidencial Imobiliário, que analisa a evolução dos preços nas freguesias da Misericórdia, Santa Maria Maria Maior e São Vicente, tendo por base os dados dos direitos de preferência de que a Câmara Municipal de Lisboa goza no quadro da Área de Reabilitação Urbana.

Segundo a consultora, o preço das casas no centro histórico de Lisboa aumentou 5,9% no segundo semestre de 2017 em relação ao semestre anterior, alcançando uma média de 4.472 euros por metro quadrado, um novo máximo desde que o índice começou a ser produzido, em 2008. Esta variação representa um abrandamento do aumento dos preços e é mesmo a mais reduzida desde o final de 2015. Já em relação ao segundo semestre de 2016, a evolução dos preços no final de 2017 foi de 21,1%, também inferior à que tinha sido registada em semestres anteriores.

Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, refere que, “tendo em conta o patamar de preços entretanto atingido”, o aumento “tenderá a suavizar, embora mantendo um percurso de valorização”.

Recuando até aos anos da crise, os preços no centro histórico de Lisboa já mais do que duplicaram. O ponto mais baixo dos preços foi atingido no primeiro semestre de 2013; desde então, aumentaram em 110%. Já relativamente a 2008, ano em que este índice começou a ser feito, os preços estão 67% mais altos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço das casas no centro histórico de Lisboa duplicou desde a crise

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião