"Portugal constitui um parceiro endógeno na construção de 'Uma Faixa, Uma Rota'. A parte portuguesa participa de forma ativa nesta Iniciativa, e foi um dos 57 países fundadores do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas, e o primeiro país da Europa Ocidental que assinou o Memorando de Entendimento sobre a Cooperação de 'Uma Faixa, Uma Rota' com a China", salienta Cai Run.

O diplomata destaca que a partir de hoje e até dia 27 realiza-se em Pequim a 2.ª edição do Fórum Uma Faixa, Uma Rota para a Cooperação Internacional, na qual estarão presentes cerca de 40 chefes de Estado e de Governo e representantes de várias organizações internacionais, além de cerca de cinco mil convidados provenientes de mais de 150 países e 90 organizações internacionais.

"Sendo um convidado relevante, Sua Excelência Senhor Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa participará neste Fórum e efeturá uma Visita de Estado à China", sublinha Cai Run, que afirma que Portugal, enquanto "nação marítima antiga" foi o "ponto da partida da Europa da antiga Rota da Seda Marítima".

A China e Portugal têm alcançado "constantes avanços novos na cooperação no âmbito de 'Uma Faixa, Uma Rota", declara o embaixador chinês, que recorda os resultados da visita que o Presidente da República Popular da China, Xin Jinping, efetuou a Portugal nos dias 04 e 05 de dezembro de 2018, a qual classifica como "histórica" e que deu "resultados frutíferos".

"O Presidente Xi Jinping efetuou uma visita de Estado histórica a Portugal que deu uma série de resultados frutíferos, dentro dos quais foi a assinatura do Memorando de Entendimento sobre a Cooperação no Quadro da Faixa Económica da 'Rota da Seda' e da Iniciativa Relativa à 'Rota da Seda Marítima' do século XXI", diz.

"Sendo um ponto importante de ligação entre a Rota da Seda terrestre e a Rota da Seda marítima (...) A parte chinesa atribui grande importância ao papel marcante que Portugal desempenha na construção de 'Uma Faixa, Uma Rota', e está disposta a trabalhar, em conjunto com a parte portuguesa, para promover a cooperação pragmática bilateral em todas as áreas no quadro de 'Uma Faixa, Uma Rota' para um nível mais alto", sublinha.

Cai Run destaca ainda os laços comerciais bilaterais, e afirma que a China é o "maior parceiro comercial" de Portugal na Ásia e que Portugal, por sua vez, constitui o quinto maior destino de investimento da China na Europa.

"Conforme as estimativas iniciais, o investimento da China em Portugal já ultrapassou os 9 mil milhões de euros, que envolve várias áreas como energia, eletricidade, finanças, seguros, e saúde, entre outras, obtendo benefícios económicos e sociais notáveis. Ao mesmo tempo, o investimento português na China também está a aumentar de forma estável. Em 2018, o volume comercial bilateral entre os dois países atingiu os 5,24 mil milhões de euros, com um aumento homólogo de 7,27%", demonstra.

O diplomata chinês recorda ainda que no início deste ano, a carne de porco de Portugal começou a ser exportada para a China, onde é "muito procurada pelos consumidores chineses".

"As nossas duas partes estão a impulsionar de forma ativa mais produtos agrícolas, como uva de mesa de Portugal, a exportar para a China. Hoje em dia, há mais de 30 universidades chinesas que ensinam a língua portuguesa enquanto mais de 20 escolas superiores portuguesas ensinam mandarim", acrescenta.

A cooperação sino-portuguesa na construção conjunta de 'Uma Faixa, Uma Rota' "já transcendeu o seu âmbito bilateral e alargou-se cada vez mais para uma cooperação trilateral declinada aos outros países de língua portuguesa e da União Europeia", diz Cai Run, que apresenta este facto como "paradigma positivo para a cooperação trilateral no enquadramento" daquela iniciativa.

Marcelo Rebelo de Sousa parte hoje para a China, onde efetua uma visita de Estado até 01 de maio, que inclui visitas a Pequim, Xangai e Macau.

EL // JPS

Lusa/Fim