Em atualização Portugal aciona Mecanismo Europeu de Proteção Civil

  • ECO
  • 12 Agosto 2017

Constança Urbano de Sousa acaba de anunciar que Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, por causa dos riscos de fogos nos próximos dias.

Portugal acionou esta noite o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, disse à Agência Lusa a ministra da Administração Interna, que espera apoios de outros países já a partir de domingo para ajudar no combate aos incêndios.

A decisão, explicou Constança Urbano de Sousa, foi por “uma questão de prudência”, tendo em conta as previsões meteorológicas para os próximos dias.

No habitual ponto de situação feito pela proteção civil ao final deste sábado, Patrícia Gaspar revelou que são mais de 200 as ocorrências registadas este sábado, o que deixa este dia próximo do recorde batido na sexta-feira (220 incêndios).

Fruto das condições meteorológicas registadas no terreno, e com grande parte do país em seca extrema ou severa, muitos dos incêndios foram reativados, como é o caso da Mealhada, Cantanhede, Alvaiázere, Ferreira do Zêzere, para além dos novos fogos que vieram agravar a situação. Mas a responsável da Proteção Civil destacou a existência de “algumas situações críticas em Tomar” onde há evacuações em curso ou sã previsíveis nas próximas horas:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal aciona Mecanismo Europeu de Proteção Civil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião