Porto? Amazon entra em Portugal com escritório em Lisboa

Depois de anunciar a abertura de um escritório no Porto, a Amazon antecipa-se e decide instalar-se primeiro na capital.

Depois de ter anunciado a intenção de entrar em Portugal, mas rumando ao Porto, a Amazon decidiu instalar-se em Lisboa. A Amazon Web Services (AWS), que fornece serviços de computing, armazenamento, redes e bases de dados, abriu um escritório na capital portuguesa de modo a “dar suporto à base crescente de clientes no país”. Vai apoiar startups e algumas das mais antigas empresas presentes no país, acompanhando a sua transição para a Cloud AWS.

“Estamos entusiasmados por abrir o nosso primeiro escritório AWS em Portugal” afirma Miguel Alava, Diretor da AWS para o sul da Europa, em comunicado.“A decisão de abrir oficialmente um escritório em Lisboa surge no seguimento de muitos anos a apoiar os clientes do país na sua adoção da cloud“, nota.

Temos vindo a denotar um interesse real por parte das empresas em Portugal, que pretendem arrancar com a AWS para inovar, reduzir os seus custos de TI e fazer crescer as suas organizações em todo o mundo. Estamos ansiosos por promover o pioneirismo do país ao lado dos nossos clientes, ajudando-os a acelerar a sua transformação digital e a fornecer novos e inovadores produtos e serviços”, acrescenta.

No início do ano, o Jornal de Negócios avançou que a Amazon estava a preparar um investimento em território nacional, citando “fonte próxima do processo”. Em causa estaria já a negociação de um espaço no Porto, na zona nobre da Boavista, tendo a mesmo fonte indicado que a entrada no país poderia ser oficializada no primeiro trimestre, o que não acabou por acontecer. Mais tarde, o Expresso veio acrescentar que o negócio que a Amazon estava à procura não seria de retalho nem de distribuição, mas sim para a AWS.

Contactada pelo ECO se a hipótese de a empresa se instalar no Porto ainda está em cima da mesa, fonte da Amazon não quis fazer comentários, dizendo desconhecer também se a Invicta foi “trocada” pela capital.

As equipas da AWS são compostas por gestores de conta, gestores de parceiros, arquitetos de soluções e outros profissionais. Cada um desenvolve uma função específica em determinada área, tais como análise de big data, mobile, web e social media, aplicações de negócio empresariais, entre outros, entre os principais clientes portugueses estão a EDP, Feedzai, Grupo Impresa, Miniclip, OutSystems, Unbabel e Uniplaces.

(Notícia atualizada às 9h51 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto? Amazon entra em Portugal com escritório em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião