Poder de compra em Portugal é 83% da média europeia

  • Juliana Nogueira Santos
  • 19 Junho 2018

Segundo os números do Eurostat, Portugal ocupa o 16.º lugar da tabela de países, que varia entre os 55% registados pela Bulgária e os 130% do Luxemburgo. 

O poder de compra dos portugueses em 2017 ficou abaixo da média europeia, situando-se nos 83%. Segundo os números do Eurostat, Portugal ocupa o 16.º lugar da tabela de países, que varia entre os 55% registados pela Bulgária e os 130% do Luxemburgo.

Este indicador, obtido através da medição do Produto Interno Bruto (PIB) per capita expresso em paridades de poder de compra, mostra o nível de bem-estar material das famílias e quantifica os bens e serviços efetivamente consumidos pelos indivíduos.

Dez países apresentaram um poder de compra acima da média da UE, com o Luxemburgo à cabeça. Já no que respeita ao PIB per capita, Portugal teve uma prestação abaixo da média (77%), sendo o Luxemburgo o país mais rico da UE (253%) neste indicador e a Bulgária o mais pobre (49%).

O facto de o PIB per capita nacional ser mais baixo do que o poder de compra mostra que, ao contrário do que acontece por exemplo na Irlanda ou no Luxemburgo, os preços no consumidor são mais baixos. No primeiro país referido, o PIB per capita está bem acima da média europeia (184%), mas a paridade de poder de compra localiza-se abaixo (94%).

(Notícia atualizada às 12h15 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Poder de compra em Portugal é 83% da média europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião