"Seria de boa justiça e faria todo sentido atribuir ao eventual Aeroporto do Montijo, o seu nome inicial de Sacadura Cabral sendo que o mais correto seria mesmo construir, de modo faseado, um aeroporto de raiz no campo de tiro de Alcochete, numa perspetiva de futuro", diz o texto da petição pública, que, formalmente, dará entrada na Assembleia da República nos próximos dias.

O promotor da petição, Jorge Pereira, disse à agência Lusa que a petição já foi entregue, informalmente, a um dos vice-presidentes do parlamento, em dezembro.

Segundo Jorge Pereira o objetivo principal da petição é defender a construção, faseada, de um novo aeroporto em Alcochete, "com o mesmo dinheiro que está previsto para o Montijo, mas maior e com possibilidade de crescimento".

"Mas como eles fazem o que querem, se avançarem com o aeroporto no Montijo, escolhemos desde já o nome de Sacadura Cabral, que faz todo o sentido em termos históricos", disse o promotor da petição.

O texto da petição salienta que a península do Montijo não tem por onde crescer, o que levará em poucos anos à necessidade de um terceiro aeroporto na região de Lisboa.

"Avançar para a construção do aeroporto do Montijo à pressa, e como sempre 'à portuguesa', deixando tudo para a última hora, não abona em nada sobre a inteligência e bom senso de quem decide", diz o documento.

Segundo o mesmo texto, o aviador naval Sacadura Cabral propôs em 1919 a utilização polivalente do Montijo como aeroporto, base de hidroaviões e base aérea, quando sugeriu a transferência do Centro de Aviação Naval (CAN) de Lisboa da Doca do Bom Sucesso, em Belém, para o Montijo.

RRA // MSF

Lusa/Fim