O seu salário é alto ou baixo? Este simulador do Eurostat dá-lhe a resposta

O Eurostat criou um simulador para que cada família possa perceber se o seu rendimento disponível fica acima ou abaixo da média das famílias do seu país.

Imagine uma família portuguesa com três pessoas: dois adultos a trabalhar e um filho com menos de 14 anos. Agora imagine que a soma dos salários desta família é igual a 1.600 euros líquidos. O simulador criado pelo Eurostat sobre o rendimento disponível das famílias na União Europeia (UE) mostra que em Portugal 30% das famílias têm rendimentos mais altos do que aqueles. Mas na Zona Euro o retrato é bem diferente.

O Eurostat publicou esta terça-feira dados novos sobre o rendimento disponível das famílias no conjunto da UE e com eles disponibilizou também um simulador que permite a cada família situar-se face aos restantes agregados familiares.

No passo seguinte, o simulador permite caracterizar a família. O ECO escolheu uma família de três pessoas, dois adultos (ambos com rendimento) e uma criança com menos de 14 anos. E foi ver como esta família se situa em relação às restantes famílias portuguesas. E o resultado foi o seguinte: “30% das famílias têm um rendimento superior ao seu”.

Mas a mesma simulação para a Zona Euro apresenta um resultado bem diferente: 80% das famílias do espaço do euro têm um rendimento mais alto do que uma família de três pessoas (dois adultos e uma criança com menos de 14 anos), com o mesmo rendimento (os 1.600 euros mensais líquidos).

E se o rendimento líquido da família portuguesa e da família da Zona Euro for superior? O que acontece? Em Portugal, uma família com uma composição igual à anterior (dois adultos e uma criança) e com um rendimento total líquido de 2.500 euros encontra apenas 10% das famílias com um rendimento superior ao seu. Este simulador coloca esta família entre as que têm mais facilidades financeiras quando comparada com as restantes.

Mas uma família na Zona Euro com a mesma descrição e rendimento fica a meio da tabela. Ou seja, metade das famílias têm rendimentos mais altos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O seu salário é alto ou baixo? Este simulador do Eurostat dá-lhe a resposta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião