Número de beneficiários de subsídio de desemprego continua em queda

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 21 Junho 2018

Para encontrar um número mais baixo é preciso olhar para o último mês de 2001. Em maio deste ano, existiam 177.569 beneficiários de prestações de desemprego.

O número de beneficiários de prestações de desemprego caiu, em maio, para 177.569. É o valor mais baixo em quase 16 anos e meio: para encontrar um número inferior, é preciso recuar a dezembro de 2001. Os dados atualizados da Segurança Social acabam por ir ao encontro da informação revelada esta quinta-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP): há cerca de 16 anos que os centros de emprego não tinham tão poucos desempregados inscritos.

Os números da Segurança Social abrangem não só os beneficiários de subsídio de desemprego, como também os que recebem subsídios sociais, destinados a agregados de baixos rendimentos e que, ou já esgotaram a prestação principal ou não têm descontos suficiente para aceder a esta. Em causa está uma descida homóloga de 11,6% e mensal de 3,4%.

Para receber prestações de desemprego, exige-se, entre outras condições, inscrição no centro de emprego. Em maio, o IEFP contava com 350.174 desempregados inscritos (quase o dobro de beneficiários de prestações), de um total de 523.369 inscritos.

Maio é já o 55º mês a marcar uma queda homóloga consecutiva no número de beneficiários de subsídios. Já em outubro de 2017, o valor tinha atingido mínimos (180.164), e para encontrar um valor mais baixo era então preciso olhar para o último mês de 2001. Mas este recorde perdeu-se entretanto. Maio de 2018 volta a marcar o valor mais baixo desde aquela altura e, agora, com um valor inferior ao de outubro de 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de beneficiários de subsídio de desemprego continua em queda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião