Moody’s vai rever notação da dívida de Itália. Pode baixar o rating

A agência Moody's colocou a dívida soberana de Itália sob revisão e poderá baixar o rating. Encontra-se à espera de mais detalhes sobre a política económica do Governo italiano.

A agência de notação financeira Moody’s informou que colocou a dívida de Itália sob revisão, com uma possível descida da classificação, esperando conhecer mais detalhes sobre a política económica do Governo italiano.

A Moody’s indicou em comunicado, citado pela agência Efe, que espera obter a curto prazo “maior clareza sobre o caminho orçamental e a agenda de reformas” que será adotada nos próximos meses pelo Governo formado pelo Movimento Cinco Estrelas e pela Liga (extrema-direita), que prometeram medidas que os analistas consideraram incompatíveis, como uma “drástica” descida de impostos e um subsídio para desempregados.

O processo de revisão da nota, que atualmente tem um nível de aprovação baixo, estará concluído “o mais tardar em finais de outubro”. A Moody’s adverte para o risco de a posição orçamental de Itália se debilitar em função de decisões governamentais ou da alteração de reformas feitas no passado, como a das pensões e do mercado laboral.

A agência espera a publicação da atualização do Documento Económico e Financeiro que tem as previsões económicas do país para os próximos três anos e que o Governo conta dar a conhecer antes de finais de setembro. O Executivo também vai ter de apresentar o orçamento para o próximo ano e enviá-lo à Comissão Europeia antes de 15 de outubro.

De segunda a sábado,

consulte os especialistas em Motores, Atualidade, Entretenimento, Lifestyle, Tecnologia e Desporto.

Subscreva para receber no seu email, a dose diária recomendada de informação, sem contraindicações.