Mais habitação: Saiba o que muda com as novas regras e como vai afetar a sua carteira

Na última quarta-feira, o Parlamento rejeitou a maioria dos projetos de lei sobre habitação apresentados por vários partidos, incluindo IL, Chega, BE, PCP e PAN. Entre os 17 projetos em debate, apenas dois foram viabilizados: o do PS, que propõe o aumento gradual da dedução da casa no IRS, e o do Livre, que aborda o crédito bonificado para habitação.

O projeto apresentado pelo PS, em conformidade com o seu programa eleitoral, foi aprovado com o apoio de todos os partidos da oposição, enquanto o PSD e o CDS-PP votaram contra, revela o ‘Notícias ao Minuto’.

A proposta inclui o aumento gradual da parcela das rendas dedutíveis no IRS, passando dos atuais 600 para 800 euros. O PS propõe alcançar este valor até 2028, com aumentos progressivos nos próximos anos.

Além disso, foi aprovado na generalidade, com o apoio de toda a oposição, um projeto do Livre que procura aumentar o acesso ao crédito bonificado para habitação. Esta medida permitirá que as famílias que coabitam com pessoas com deficiência tenham acesso a benefícios semelhantes, ampliando o alcance do regime de concessão do crédito bonificado para além das pessoas com deficiência e maiores de 18 anos.